Centro de Controle Operacional da CPTM completa 10 anos

Nesta sexta-feira (18) o governador Geraldo Alckmin participou da celebração dos 10 anos do CCO (Centro de Controle Operacional), responsável pela operação das seis linhas da CPTM (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).

Implantado em uma área contígua à Estação Brás, o prédio do CCO (Centro de Controle Operaciona) foi inaugurado em novembro de 2006 e, além dos trens metropolitanos, também responde pela circulação dos trens de carga, nos trechos em que compartilham as vias com os trens de passageiros.

Antigamente as linhas eram comandadas de pontos distintos, os painéis na Estação Brás continham somente o controle das linhas 11-Coral e 12-Safira. Os controles das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa eram feitos no CTC (Centro de Tráfego e Controle), na Luz. As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda eram controladas pelo CCO de Presidente Altino, em Osasco.

Foto: A2 Fotografia/Alexandre Carvalho
Prédio do CCO foi inaugurado em novembro de 2006 (Foto: A2 Fotografia/Alexandre Carvalho)

As instalações incluem as salas de controle de tráfego, de estratégia operacional e central de monitoramento da segurança, centro integrado de manutenção e a área de manutenção e restabelecimento do CCO.

Considerado por muitos como o cérebro da operação, a sala de controle de tráfego ocupa um espaço de 850m². Os painéis retroprojetados de controle de tráfego das seis linhas da CPTM estão instalados numa parede de 60 metros de comprimento por 8 metros de altura. À frente desses painéis, estão os consoles de operação de onde são emitidos os comandos para o campo e os equipamentos de comunicação dos controladores com os maquinistas.

Centro de Controle Operacional na Estação Brás (Foto: A2 Fotografia/Alexandre Carvalho)
Foto: A2 Fotografia/Alexandre Carvalho
Foto: A2 Fotografia/Alexandre Carvalho
Sala de controle de trafego é considerada como o cérebro da Operação (Foto: A2 Fotografia/Alexandre Carvalho)

Pane em abril de 2013

Em 6 de abril de 2013 a circulação de trens das seis linhas da CPTM foi interrompida por causa de um princípio de incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela companhia para uma ocorrência no Centro de Controle de Operações da Estação Brás.

Confira:

Pane provoca interrupção da circulação das seis linhas da CPTM
Pane na CPTM causa transtornos a clientes das lojas do Brás
Problema técnico interrompe circulação de trens em São Paulo

Sobre a CPTM

Maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, a CPTM transporta cerca de 2,8 milhões de usuários por dia útil. São 260,8 km de vias operacionais, seis linhas e 92 estações, que atendem 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Por dia são programadas mais de 2.750 viagens, o que equivale a aproximadamente 80 mil km de percurso.

Deixe um comentário