O projeto de um trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo continua em desenvolvimento pela empresa TAV Brasil, que recentemente recebeu autorização federal para avançar com o novo eixo de transporte. A iniciativa busca revolucionar a mobilidade entre as duas maiores cidades do Brasil.
Durante o Seminário LIDE Transportes e Mobilidade, Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil, compartilhou atualizações importantes sobre o projeto. Uma das principais definições é a possibilidade de a ferrovia utilizar trechos do Rodoanel Norte, embora isso ainda dependa de um acordo com o Governo de São Paulo.
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Detalhes das estações
No estado de São Paulo, as discussões estão focadas na definição das posições e localizações das estações que integrarão o projeto. No Rio de Janeiro, a estação Barão de Mauá (Leopoldina) é considerada como o possível ponto de chegada dos trens de alta velocidade na capital fluminense.
Fases do projeto
Atualmente, o projeto está na fase de obtenção de licenças necessárias para a construção, com o início das obras previsto para 2027. A entrega e operação do trem de alta velocidade estão projetadas para 2032, com um investimento estimado em torno de R$ 50 bilhões.