68 incidentes com ônibus urbanos em São Paulo no primeiro semestre de 2024

Nos primeiros seis meses de 2024, foram registradas 68 ocorrências envolvendo ônibus urbanos na cidade de São Paulo, de acordo com um estudo da Secretaria de Assuntos de Meio Ambiente (SAMA) do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRUSP).

Essas ocorrências incluem acidentes, atropelamentos, agressões e incêndios, resultando em uma média mensal de 11,3 incidentes.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A situação tem gerado preocupação entre os dirigentes do sindicato, que já encaminharam ofícios para a São Paulo Transportes (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP) buscando soluções para aumentar a segurança.

    Érick John (Fininho), secretário da SAMA do SMTTRUSP, liderará uma Comissão Temática Paritária para tratar desses problemas e melhorar as condições de trabalho dos motoristas e cobradores de ônibus.

    Ele destacou que fatores como superlotação, trânsito caótico e falta de manutenção nas vias públicas contribuem para o aumento das ocorrências.

    Além disso, o sistema de fiscalização dos trabalhadores é composto por diversos órgãos, incluindo passageiros, inspetores, agentes de trânsito e policiais, que muitas vezes aplicam multas elevadas.

    O SMTTRUSP também propôs campanhas permanentes de conscientização e um plano de ações para o segundo semestre, visando a negociação contínua com os patrões e a administração municipal para resolver conflitos e melhorar a segurança no ambiente de trabalho dos transportadores.

    Edivaldo Santiago da Silva, presidente do SMTTRUSP, enfatizou a necessidade de intervenção dos órgãos públicos para enfrentar esses desafios e proteger a categoria.

    Deixe um comentário