O Metrô de São Paulo assinou na terça-feira (23) um contrato com a Agis Construção para o fornecimento e instalação de sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e telecomunicações na ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha. O investimento, no valor de R$ 1,98 bilhão, será parcialmente financiado pelo Banco Mundial (BIRD), que contribuirá com cerca de U$ 160 milhões.
O contrato representa um importante avanço para a operação comercial do novo trecho da linha, atualmente em obras. Os serviços contratados cobrirão tanto o futuro trecho entre Vila Prudente e Penha quanto o trecho já em operação entre Vila Madalena e Vila Prudente, unificando e padronizando os sistemas para garantir a operação dos trens em toda a extensão da linha quando inaugurada.
Detalhes do Investimento
Trecho em Obras (Vila Prudente a Penha):
- Sistemas de Alimentação Elétrica: Instalação de sistemas de baixa, média e alta tensão, essenciais para a tração dos trens.
- Sistemas Auxiliares: Incluem ventilação, funcionamento de 179 escadas rolantes, 63 elevadores, 33 fachadas de portas de plataforma, detecção e extinção de incêndios, além de iluminação.
- Sistemas de Telecomunicação e Fibra Ótica: Responsáveis pela transmissão de dados, controle de acesso, arrecadação, monitoramento eletrônico e multimídia.
Trecho em Operação (Vila Madalena a Vila Prudente):
- Instalação de Portas de Plataforma: Em oito estações.
- Modernização do Sistema de Alimentação Elétrica: Substituição de 11 quilômetros do terceiro trilho para captação de energia pelos trens.
- Novos Sistemas de Telecomunicação: Atualização e integração com o novo trecho.