Um apagão cibernético global está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação nesta sexta-feira. O problema está relacionado a sistemas que utilizam o Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
A Microsoft afirmou que a falha já foi resolvida, mas advertiu que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas, American Airlines, United, e Delta, paralisaram todos os voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos, continua com suas operações normais. No Brasil, usuários relatam que aplicativos bancários estão fora do ar, e bolsas de valores ao redor do mundo enfrentam dificuldades nas operações.
O CEO da CrowdStrike, em entrevista à rede NBC, pediu desculpas pelo incidente. Em um comunicado, a empresa confirmou estar ciente das falhas relacionadas ao sensor “Falcon” no sistema operacional Windows. A CrowdStrike é responsável por fornecer serviços de cibersegurança para grandes empresas globais, encontrando falhas em sistemas digitais para evitar ataques de hackers. Informações iniciais indicam que o apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que utilizam o Windows, devido a uma atualização de software de terceiros.
Até por volta das 8h desta sexta-feira, aeroportos e companhias aéreas no Brasil não haviam registrado problemas decorrentes do apagão. No entanto, a situação é crítica em outros lugares. Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United, e Delta deve decolar nas próximas horas, embora as viagens já em andamento continuem normalmente.
Na Europa, a Eurowings, subsidiária da Lufthansa, cancelou todos os voos domésticos e entre Alemanha e Reino Unido até as 15h no horário local (10h no Brasil). Problemas técnicos foram relatados em grandes aeroportos europeus e na Índia, causando atrasos. Em Berlim, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas. No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, diversas companhias aéreas estão realizando o check-in manualmente.
A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong informou que as companhias aéreas mudaram o procedimento de check-in para manual, mas os voos não foram afetados.
As equipes de TI das empresas afetadas estão trabalhando para resolver as falhas e minimizar os impactos causados pelo apagão cibernético.