Neste mês, muitos peregrinos se deslocam até a cidade de Aparecida do Norte para agradecer à Nossa Senhora Aparecida pelas graças recebidas, em especial, no dia 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil.
Uma alternativa para se deslocar até o lugar de fé é a rota da Luz, o trajeto foi inspirado no Caminho de Santigo de Compostela, famosa peregrinação espanhola. O ponto de partida da Rota da Luz é a Estação Estudantes, que atende a Linha 11-Coral da CPTM.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O trajeto, inaugurado em abril deste ano, tem cerca de 194 quilômetros e leva em média seis dias para ser concluído. Os peregrinos que fazem esta rota recebem um mapa, disponibilizado na Estação Estudantes ou no site oficial do projeto. Com o mapa em mãos, é possível iniciar a viagem de fé.
Em cada cidade que o caminhante passar, ele receberá um carimbo em seu mapa. Cada município tem um carimbo diferente, que registra as cidades integrantes do roteiro de fé. No total, são nove: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.
A ideia de criar a rota surgiu a partir da necessidade de segurança dos peregrinos, já que muitos fazem o trajeto caminhando pelas rodovias, sujeitos a acidentes ao dividir espaço com os veículos. O novo caminho é formado por estradas secundárias, podendo inclusive ser feito a cavalo ou de bicicleta, o que permite aos turistas apreciar a natureza, aproximando-se da realidade local.
A rota começa pela Estação Estudantes, que ganhou um totem com QR Code (código quadrado em 2D que pode ser scaneado pela câmera fotográfica do celular) para ser utilizado por quem tem o aplicativo da Rota da Luz. No local, também podem ser adquiridos mapas e informativos de apoio para os turistas.
Todo o percurso é sinalizado com placas indicativas e os caminhantes poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site. Ao completar 70% da rota ou o carimbo de três cidades, os viajantes poderão retirar seu certificado de participação no site oficial http://www.rotadaluzsp.com.br/publico
A rota da Luz também conta com pontos de apoio e pousadas, os chamados “Amigos do Peregrino” que oferecem serviços para ajudar as pessoas a chegarem bem ao seu destino. Para quem deseja começar pelo marco zero, na Estação Estudantes, basta utilizar a Linha 11-Coral da CPTM, que atende 22 municípios por meio de seis linhas.