Nesta quarta-feira (24), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participou dos testes operacionais do Aquabus, o novo sistema de transporte aquaviário na cidade, que em breve entrará em operação. Inicialmente, os Aquabus realizarão o trajeto entre os píeres da Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila (Centro Histórico) e Ponta Azeda.
“Os Aquabus estavam abandonados em uma marina na cidade vizinha por mais de cinco anos, o que resultou na abertura de um processo judicial por parte da marina contra a Prefeitura de Ilhabela. Conseguimos reverter a situação e, em breve, vamos entregar para a cidade mais uma opção de transporte público de qualidade para nossos moradores e os turistas”, afirmou o prefeito.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O novo sistema será acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As embarcações têm capacidade para aproximadamente 60 passageiros sentados, contando com sistema de ar-condicionado e TVs de tela plana.
Para a navegação, os Aquabus contam com motores modernos e sistema de GPS. O valor da passagem será equivalente ao do transporte urbano. A Prefeitura planeja oferecer um serviço integrado aos ônibus da cidade por meio do Bilhete Único.
As primeiras embarcações a entrar em operação recebem os nomes “Elpídio Sampaio” e “Edgar Lúcio”, em homenagem aos caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela. A terceira, com o nome “Zé de Alicio”, começará a operar em seguida, após as manutenções necessárias.