Dia da Velocidade

Dia 9 de setembro é o Dia da Velocidade, uma data para lembrar que a pressa no trânsito pode causar graves acidentes e, até, mortes.

Para muita gente, dirigir com rapidez é sinônimo de diversão, mas é preciso lembrar que nos perímetros urbanos ou nas estradas, ultrapassar o limite de quilometragem estabelecido por lei pode ter graves consequências.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • O excesso de velocidade é considerado pelas entidades de segurança viária um dos cinco principais fatores de riscos de acidentes em todo o mundo.

    Dados da Organização Mundial de Saúde comprovam que pedestres, ciclistas e motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito e têm suas chances de sobrevivência reduzidas quando são atropelados ou colidem com um carro em velocidade igual ou superior a 50 km/h.

    O excesso de velocidade aumenta o tempo necessário para a frenagem, eleva a probabilidade de o motorista perder o controle do veículo e diminui a capacidade dele se antecipar a possíveis perigos, por isso aumenta muito o risco de acidente e a gravidade das lesões quando ele ocorre.

    Direção defensiva para segurança no trânsito

    Depois de construídas, as vias são estudadas para definir uma velocidade máxima segura e compatível com o fluxo de veículos e pessoas do local.

    Para fazer um trânsito seguro os condutores devem respeitar os limites de velocidade das ruas conforme determina a sinalização. Assim é possível proteger a todos que dividem o mesmo espaço e ficar atento em vias com alto fluxo de pedestres e ciclistas e manter distância segura dos demais veículos.

    Texto: Daigleíne Cavalcante

    Deixe um comentário