Em 2023, a cidade de São Paulo registrou um aumento significativo no número de mortes por acidentes de trânsito, alcançando 987 casos, o pior índice desde 2015, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga).
Este aumento ocorre apesar da promessa do ex-prefeito Bruno Covas de reduzir a taxa de mortalidade no trânsito. A maioria das vítimas são motociclistas, seguidos por pedestres atropelados.
Vias mais perigosas da cidade:
| Via | Número de mortes |
| Rodovia Fernão Dias | 18 |
| Rodovia dos Bandeirantes | 15 |
| Avenida Aricanduva | 13 |
| Avenida Senador Teotônio Vilela | 13 |
| Rodovia Anhanguera | 13 |
| Avenida Interlagos | 12 |
| Estrada do M’Boi Mirim | 12 |
| Avenida Professor Francisco Morato | 11 |
| Rodovia Raposo Tavares | 11 |
| Estrada do Campo Limpo | 10 |
Apesar de investimentos significativos em engenharia de trânsito, a Prefeitura reduziu o orçamento para esta área no próximo ano.
Em nota ao site “Metrópoles“, a gestão do prefeito Ricardo Nunes menciona várias medidas implementadas para reduzir as mortes no trânsito, incluindo faixas exclusivas para motocicletas, criação de “áreas calmas” e redução dos limites de velocidade em grande parte da cidade.
