Mais de 135 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023

Quase 136 mil itens foram encaminhados entre janeiro e novembro para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

Os itens campeões mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. Alguns pertences inusitados também foram encontrados, como por exemplo: muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até pandeiro.

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Entre janeiro e novembro de 2023, a Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou 62.664 esquecidos por passageiros. Desses, 19.760 foram devolvidos para seus donos.

No Metrô, o balanço até novembro registrou 68.945 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) cuida dos itens encontrados nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 20.836 foram devolvidos.

As centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.612 objetos e 250 itens foram retirados pelos passageiros .

Procedimento

Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.

Fique atento!

Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Serviço – Centrais de Achados e Perdidos

CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

Local: Estação Palmeiras-Barra Funda

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados

Contato: 0800 055 0121 ou por e-mail

Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata

Local: Estação Sé

Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados

Contato: 0800 770 7722, ou pelo site do Metrô – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais

EMTU

Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas

Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira

Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro – Campinas

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sábado

Telefone: (19) 3231-8590

Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)

Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis

Endereço: Rua Pedro Henry, 250 – Vila Olga – São Bernardo do Campo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (11) 4335-3232

Concessionária Internorte (Guarulhos e região)

Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães, 330 – Bairro Santo Agostinho – Guarulhos

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h

Telefone: (11) 3377-3373

Central de Achados e Perdidos Baixada Santista

Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior, 335 – Jóquei Clube – São Vicente

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Vale do Paraíba/Litoral Norte

A Gerência Regional do Vale do Paraíba pode encaminhar o passageiro às operadoras que atendem a região pelo telefone (12) 3933-5628.