O “Domingão Tarifa Zero” registrou aumento de 35% no número de pessoas transportadas nos ônibus em seu primeiro dia.
Segundo dados da SPTrans, 2.974.400 viajaram no domingo, 17 de dezembro, sem pagar tarifa, superando a média de passageiros antes da gratuidade que nestes dias da semana era de 2,2 milhões.
“Tivemos muita utilização dos usuários com destinos à Praça da Sé, aos parques do Carmo e Ibirapuera e a partir de agora as pessoas podem aproveitar ainda mais a cidade aos domingos, junto com a família, poderem visitar os seus familiares, além de curtir os espaços culturais, religiosos, centros esportivos e de lazer. É uma alegria muito grande para a gente ver a população curtindo, sem deixar que os ônibus fiquem ociosos”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
O primeiro domingo de tarifa zero em São Paulo contou com 4,8 mil ônibus em circulação em 1.175 linhas.
As linhas que registraram aumento no número de passageiros transportados passam pelo SESC Itaquera, Parque do Carmo e no Parque do Ibirapuera.
O sistema de bilhetagem eletrônica funcionou dentro do programado, proporcionando que o passageiro deixe seu registro pela catraca, informação fundamental para garantir o bom planejamento do sistema e realizar os ajustes necessários para os próximos domingos.
Nos próximos domingos e nos feriados de Natal, Ano Novo e Aniversário da Cidade, as equipes da SPTrans e das concessionárias do serviço de transporte estarão novamente em campo e nos centros de monitoramento acompanhando a operação dos ônibus e orientando a população para que possam aproveitar ainda mais a nossa cidade e com ônibus gratuitos.