A partir das 22h desta quinta-feira, 26 de outubro, a Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, será interditada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para dar prosseguimento às obras do Metrô da construção do novo túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela). O prazo estimado para duração da obra é de 24 meses.
A pista da Paulista no sentido Paraíso-Consolação será fechada apenas para os veículos, que deverão utilizar as ruas próximas. Já os espaços para a passagem de pedestres, ciclistas e transporte público (ônibus) não serão alterados. Nesse período, técnicos da CET vão monitorar o trânsito a fim de garantir fluidez e segurança para a população local.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Capacidade dobrada
O novo túnel será construído pelo método austríaco NATM, onde se chega à profundidade desejada e depois inicia-se a escavação horizontal até o ponto de destino. Serão cerca de 90 metros de extensão com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois haverá uma leve inclinação. Serão 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.
A nova passagem terá capacidade para receber 18 mil pessoas por hora, distribuindo o fluxo e proporcionando uma conexão com mais espaço para circulação de quem faz a passagem da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela. A ideia é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação para a Paulista. Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem vai no sentido oposto.