BlaBlaCar tem o melhor semestre da história da empresa no Brasil, com recordes em caronas e vendas de passagens rodoviárias

A BlaBlaCar, líder mundial de viagens compartilhadas por meio de caronas, registrou na primeira metade de 2023 seu melhor semestre desde que chegou ao Brasil, em novembro de 2015. A atividade da empresa cresceu 45% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os recordes registrados pela plataforma dizem respeito aos dois modais oferecidos aos 15 milhões de usuários no Brasil: em caronas houve aumento de 40% no número de viagens em relação ao primeiro semestre de 2022; nos ônibus, houve crescimento de 140% no total de passagens vendidas, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“No começo de 2023, especialistas já afirmavam que este seria o ano da retomada para o setor de viagens e turismo no Brasil, após um período desafiador imposto pela pandemia. Hoje, os números da BlaBlaCar comprovam essa recuperação, e projetamos um segundo semestre ainda mais positivo, com cada vez mais pessoas utilizando modais como carona e ônibus para suas viagens”, afirma Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Em relação às caronas, além do crescimento de 40% no número de viagens, houve também um aumento de 45% no total de assentos oferecidos em comparação ao primeiro semestre de 2022. As principais rotas para quem viajou foram: Praia Grande <> São Paulo; Campinas <> São Paulo; São José dos Campos <> São Paulo; João Pessoa <> Recife; e Caruaru <> Recife.

No marketplace de ônibus, a BlaBlaCar registrou, além do crescimento de 140% no total de passagens vendidas, também um aumento de 60% em novas rotas disponíveis na plataforma, resultado da integração de mais viações. No fechamento do primeiro semestre de 2022, eram 160 empresas parceiras, e agora são 200 (incremento de 25%), que oferecem passagens para mais de 18 mil rotas espalhadas pelo Brasil. No comparativo entre as regiões, o Sudeste apresentou o maior aumento nas vendas: 160%. Os trechos mais comprados pelos passageiros no primeiro semestre deste ano foram: Campinas <> São Paulo; Florianópolis <> Porto Alegre; Juiz de Fora <> Rio de Janeiro; Porto Alegre <> Tramandaí; e Capão da Canoa <> Porto Alegre.

Para reforçar a possibilidade de comprar passagens de ônibus com desconto e online, sem necessidade de deslocamento aos guichês das rodoviárias, a BlaBlaCar tem realizado campanhas regionais, em que oferece preços especiais para centenas de rotas. Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Recife e Salvador foram as primeiras capitais onde a empresa realizou a campanha, que neste mês começa em Belo Horizonte e São Paulo e deve ser estendida para outras regiões ainda em 2023.