Wemobi completa três anos

wemobi, startup fundada em julho de 2020, consolidou seu espaço entre os clientes que buscam praticidade, conforto e inovação no transporte rodoviário de passageiros. Com o intuito de tornar as viagens de ônibus mais acessíveis, a plataforma promove a transformação e modernidade desse mercado, com seu DNA low cost, que carrega tecnologia e custo-benefício.

Em três anos de operação, a wemobi bateu a marca de mais de 2 milhões de passagens comercializadas e, no último ano, registrou um crescimento de 50% em seu faturamento. A expectativa é que aconteça mais um incremento na receita até o final de 2023, derivado, principalmente, da implementação recente de um marketplace que a startup fez em suas plataformas. Foram adicionados 385 novos destinos, possibilitando a conexão de mais de 3 mil trechos de ônibus, operados por companhias parceiras.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“Nosso processo de expansão é realizado a partir de pesquisas e de soluções baseadas em dados, que nos dão a visibilidade do que o público precisa e espera das viagens de ônibus. O modal rodoviário, que já era acessível para grande parte da população, agora está mais prático, confortável, seguro e ainda conta com tecnologias muito atuais embarcadas em toda a experiência do cliente. Estamos crescendo junto com o setor e participando dessa transformação”, conta Rodrigo Trevizan, CEO da wemobi.

O avanço da empresa ocorre em um momento que torna o transporte rodoviário cada vez mais atrativo. Segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a tarifa média das passagens aéreas no ano passado foi a maior da série histórica iniciada em 2012. O alto valor do ticket aéreo, somado à modernização dos ônibus, levou a um crescimento de procura pelo modal. Cerca de 3 milhões de passageiros foram transportados por mês no primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI).

Modelo de negócios inovador

Com um perfil de consumidor cada vez conectado, uma das estratégias adotadas pela wemobi é a aplicação de tecnologias que permeiam desde a experiência oferecida ao cliente, até as tomadas de decisões para a ampliação de sua malha rodoviária. Mais da metade dos profissionais que trabalham na startup atualmente são dedicados às áreas de Inovação e Tecnologia. Sua operação enxuta e low costgarante aos clientes preços de passagens competitivos, aliados à oferta de um serviço mais descomplicado e digital.

Esse modelo de negócios proporcionou a wemobi o reconhecimento como uma das empresas mais inovadoras do País, pelo segundo ano consecutivo, concedido pela MIT Technology Review Brasil, a partir da lista Innovative Workplaces 2022 e 2023.

Experiência 100% digital

O aplicativo é um exemplo de inovação que colabora com a praticidade oferecida pela wemobi. Grande maioria dos clientes cadastrados na plataforma o têm instalado no celular e contam com a vantagem de ter todas as informações reunidas em um único local, acesso às passagens de forma offline e cupons de descontos exclusivos.

Há um ano, a wemobi também lançou um novo canal digital para vendas diretas via WhatsApp. A novidade teve uma alta adesão do público, que busca cada vez mais rapidez nos fluxos de compras, gerando um crescimento de 15% nas vendas da startup no período de um ano. Em seus três anos de operação, a empresa também incluiu novos métodos de pagamento no site e aplicativo, como o PIX e a possibilidade de parcelamento de passagens em até 6 vezes sem juros.

wemobi não possui guichês físicos. As viagens podem ser adquiridas no siteaplicativo e/ou canal de vendas direta no WhatsApp da empresa. No momento do check-in, são utilizados QR Codes para leitura dos bilhetes de embarque, eliminando a necessidade de impressão das passagens.