A Prefeitura de Mauá iniciou uma série de mudanças no trânsito do Jardim Zaíra, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e a segurança dos pedestres. Estudos realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que essas mudanças podem reduzir em até 40% o risco de acidentes, como atropelamentos.
Além disso, as alterações buscam atender às necessidades de aproximadamente 800 alunos do SESI, que têm horários específicos de entrada e saída, resultando em um aumento de veículos para embarque e desembarque de estudantes.
Uma das mudanças implementadas é a transformação de trechos das ruas em mão única. Por exemplo, os motoristas que vêm do Parque Boa Esperança pela Rua Arquimedes Mardegan e desejam acessar a Avenida Presidente Castelo Branco devem subir a Avenida Benvenuto Bagnara, que se tornará mão única a partir do dia 7 de junho, no sentido do bairro, e utilizar a Rua Agenor Freire de Moraes.
Também a partir do dia 7 de junho, a Rua Agenor Freire de Moraes passará a ter sentido único no sentido da Castelo Branco, a partir da Rua Antônio Brazuski. Além disso, está em andamento a instalação de um novo conjunto de semáforos no cruzamento da Avenida Presidente Castelo Branco com a Agenor Freire de Moraes, visando a melhor distribuição do tráfego.
Essas intervenções também proporcionarão um aumento no número de vagas de estacionamento, beneficiando tanto os consumidores quanto o comércio local. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana estão presentes na região, monitorando os resultados das mudanças e fornecendo orientação aos motoristas e pedestres.