A Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema instalou radares de fiscalização de velocidade em ruas e avenidas que representam 30,28% dos acidentes com vítimas registrados na cidade entre 2019 e 2022.
Segundo um levantamento realizado pela secretaria, essas vias registraram 1.438 acidentes, dos quais 35 resultaram em mortes. Essas estatísticas fizeram parte de um estudo que embasou a instalação dos radares.
O Plano de Mobilidade Urbana de Diadema tem como objetivo priorizar a segurança no trânsito, invertendo a antiga lógica de valorização do transporte individual.
O plano inclui a construção de 100 km de ciclofaixas e ciclovias nos próximos 10 anos, além da instalação de corredores exclusivos para ônibus, visando preservar a vida de pedestres e ciclistas.
As primeiras ações do plano já demonstraram uma redução no número de mortes no trânsito em Diadema. Entre 2019 e 2020, foram registrados 85 óbitos relacionados a acidentes de trânsito, enquanto entre 2021 e 2022 esse número caiu para 55, representando uma queda de 35%.
O secretário de Mobilidade e Transportes, Vanderly Lima, ressaltou a importância de pensar na segurança e nas vidas das pessoas no trânsito. Estudos indicam que a redução da velocidade nas vias, aliada à fiscalização adequada, são medidas importantes para diminuir o número de mortes. Ele destacou que não há radares móveis na cidade.
De acordo com o estudo da Secretaria de Mobilidade e Transportes, entre janeiro de 2015 e abril de 2023, ocorreram 287 mortes no trânsito em Diadema. Dessas, 51% foram de pedestres ou ciclistas, 36% de motociclistas e apenas 13% de ocupantes de automóveis ou caminhões. Do total de óbitos, 46% foram resultado de atropelamentos.
Diadema possui 43 radares, incluindo os de controle de velocidade e os semáforos que fiscalizam a velocidade e o avanço no sinal vermelho. Esse número é menor do que o de outras cidades da região do Grande ABCD, como São Bernardo (110 radares), Santo André (80) e Mauá (45). A instalação dos equipamentos foi baseada em estudos de acidentes de trânsito e também em indicações de vereadores, que receberam sugestões dos moradores dos bairros.