Ribeirão Preto: corredores de ônibus se interligarão por 56 km e horários dos ônibus serão cronometrados

Assim que terminarem as obras do programa Ribeirão Mobilidade, todos os corredores de ônibus se interligarão, criando uma linha exclusiva e contínua de 56 km para o transporte coletivo, cobrindo todas as regiões da cidade. Com isso, será possível para a Transerp gerenciar os horários dos ônibus, por meio da criação do Centro de Controle e Operação. Um avançado sistema que contará com 20 monitores de 55 polegadas, plataforma de integração tipo Smart City (Cidade Inteligente) e mapa de georreferenciamento. E os semáforos serão todos sincronizados.

Além disso, até julho deste ano, a prefeitura de Ribeirão Preto inicia a substituição da frota dos ônibus por novos veículos com ar-condicionado, suspensão a ar e internet gratuita.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Cinco corredores já estão totalmente prontos; outros dois estão em construção e a previsão é de que, ainda neste mês, a Prefeitura finalize as licitações para a construção dos últimos quatro corredores de ônibus, que ficarão prontos cerca de um ano depois do início das obras.

    Além dessas, também já estão totalmente prontas outras 12 obras de apoio, que ligarão ruas e avenidas, permitindo a interligação dos corredores: dois viadutos, quatro pontes, adequações viárias, duplicação de uma avenida (Adelmo Perdiza), passarela nos terminais de ônibus Evangelina de Carvalho Passig e prolongamento de duas avenidas (Dinna Rizzi e Fernando Ferreira Leite).

    Além de permitir a integração de todos os corredores, essas obras vão agilizar a fluidez do trânsito e ampliar a capacidade de tráfego de uma importante modalidade: as ciclovias, construídas juntamente com os corredores, seja nas mesmas ruas e avenidas em que eles estão sendo implantados ou em vias paralelas.

    Foto: Divulgação

    Túnel da 9 de Julho e outras obras terminam neste ano

    Outra obra importante para a interligação de toda a cidade segue em construção e tem data prevista de entrega para setembro deste ano: o túnel da Avenida 9 de Julho, que unirá as avenidas Independência e Presidente Vargas sem a necessidade de desapropriar nenhum imóvel do entorno.

    Já o corredor de ônibus da Avenida Saudade está praticamente concluído e deve ser inaugurado nos próximos dias. E o último trecho do corredor Norte-Sul, que começa na Av. Independência, na região do João Rossi, e segue até o trecho ampliado da Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, também tem previsão de entrega para o final deste ano. Juntando-se aos outros três trechos já finalizados, a obra de mais de 15 km ligará a cidade de um ponto ao outro: do Complexo Ribeirão Verde ao RibeirãoShopping.

    Em processo de licitação, restante das obras começa em breve

    O restante das obras do programa será iniciado em breve, assim que terminarem os processos de licitação. Entre elas está a finalização do viaduto da Avenida Brasil sobre a Mogiana, cuja licitação avançou mais um passo nesta quinta-feira, 6 de abril, com a abertura dos envelopes contendo as propostas de preços. A previsão de conclusão desta obra é de oito meses a partir de seu início.

    Qualidade técnica

    Para garantir que o asfalto suporte, sem danos, o tráfego intenso e o peso dos veículos, as obras começam com a troca do asfalto. Para melhoria e preparo do subleito, ele é aberto em 45 centímetros, por meio de compactação mecânica. Depois vem a implantação da nova base, com material granular e cimento, seguida de aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder). Finalmente é aplicada a nova capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros e passa por rígidos testes de laboratório para garantir sua qualidade.

    Além disso, onde as novas paradas de ônibus são construídas, o asfalto é concretado em 35 metros de extensão, evitando o desgaste por frenagem e a aceleração dos ônibus. As demais faixas recebem fresagem e recapeamento ao longo de todas as vias que formam o corredor, além da reestruturação das guias e sarjetas.

    Acessibilidade

    As calçadas desses trechos também são revitalizadas para se adequarem à construção de rampas nas esquinas e piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia.

    Além da revitalização de canteiros e instalação de faixas de pedestres nos cruzamentos, haverá também semaforização inteligente em diversos pontos, com botoeiras para pedestres e onda verde.

    Novas redes de água e esgoto

    Antes do início das obras, a Saerp realiza as adequações das redes de água e de esgoto, remanejando ou implantando novas tubulações. Até o momento, já foram implantados mais de 3,5 km de novas redes do sistema de saneamento básico nas avenidas Independência, Thomas Alberto Whately e nas rotatórias das avenidas 13 de Maio e Meira Júnior.

    Além de atender às novas diretrizes viárias, essas obras otimizarão as manutenções futuras, que poderão ser feitas sem impacto para o trânsito, já que a maior parte delas, agora, fica nos canteiros.

    Contenção de enchente e novas redes

    As obras do programa Ribeirão Mobilidade também preveem substituição de galerias de águas pluviais nos trechos sujeitos a enchentes. Nesse caso, elas são trocadas por galerias de diâmetro bem mais largo, garantindo a contenção mais adequada das águas da chuva.

    É o caso da construção do corredor de ônibus da Nove de Julho, cuja licitação começa ainda neste mês. O projeto, que também inclui obras de restauração na avenida, prevê a construção de duas grandes galerias de águas pluviais. Elas vão criar uma ligação subterrânea entre a Nove de Julho e a Francisco Junqueira, descendo por baixo das ruas Marcondes Salgado e São José até o córrego Saudoso, solucionando o alagamento em toda a região central.

    Outros exemplos são as obras do viaduto da avenida Thomaz Alberto Whately (que ganhou galerias em toda a sua extensão); a duplicação da avenida Adelmo Perdizza (1,5 km de novas galerias); os corredores das avenidas Saudade e Dom Pedro I (onde as galerias foram ampliadas, além de instaladas mais de 200 bocas de lobo e 42 novos poços de visita); o corredor da via do Café e as obras de adequação e prolongamento da Av. Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde.

    Programa Ribeirão Mobilidade

    Iniciado em 2017, o Ribeirão Mobilidade conta com investimentos da ordem de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal e o restante via FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e outras agências de crédito.

    O programa inclui 30 grandes obras viárias (das quais 17 já estão prontas), além da construção de ciclovias e o recapeamento de cerca de 650 km de ruas, avenidas e travessas em toda a cidade.

    Obras prontas

    1. Corredor da Av. do Café
    2. Corredor da Av. Dom Pedro I
    3. Corredor da Av. Presidente Vargas
    4. Corredor Norte/Sul – trecho 1
    5. Corredor Norte/Sul – trechos 2 e 3
    6. Adequação viária nas avenidas Antônio Diederichsen e Presidente Vargas
    7. Adequação viária nas avenidas Nove de Julho e Portugal
    8. Duplicação da Av. Adelmo Perdiza
    9. Passarela dos terminais de ônibus Evangelina de Carvalho Passig
    10. Ponte ligando a Av. Fábio Barreto e a Rua Pompeu de Carvalho
    11. Ponte ligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant
    12. Ponte ligando as ruas José Bonifácio e Paraíba
    13. Ponte ligando as ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré
    14. Prolongamento da Av. Dinna Rizzi
    15. Prolongamento da Av. Fernando Ferreira Leite
    16. Viaduto da Av. Brasil sobre a Av. Thomaz Alberto Whately
    17. Viaduto Profissionais da Saúde, na Avenida Francisco Junqueira
    OBRAS EM ANDAMENTOSTATUSPRAZO 
    Corredor da Av. Saudade99% concluídoAbril/2023
    Corredor Norte-Sul/trecho 422% concluídoDezembro/2023
    Túnel da Av. Nove de Julho63% concluídoSetembro/2023
    A INICIAR STATUSPRAZO
    Corredor Leste-Oeste/Trecho da rodovia Castelo Branco à Rua TamandaréContrato com a Autem Engenharia deverá ser assinado semana que vem18 meses
    Corredor Leste-Oeste/Trecho da Av. Costábile Romano à Pres. KennedyLicitação termina no mês que vem (maio/2023)18 meses
    Corredor do Quadrilátero CentralContrato com a DGB Engenharia deve ser assinado semana que vem15 meses
    Corredor e restauração da Av. Nove de JulhoLicitação deve começar na semana que vem12 meses
    Viaduto da Avenida Brasil sobre a Av. MogianaEm processo de licitação8 meses
    Alça de Acesso na Rua Maranhão com a Via NorteLicitação em breve 
    Duas pontes ligando a Av. Leão XIII às ruas Domingos Canesin e Olderige MargaridoLicitação em breve 
    Ponte de interligação da Rua Dom Pedro II e Via NorteLicitação em breve 
    Ponte de interligação da Rua Antônio Milena e Via NorteLicitação em breve 
    Ponte de interligação das avenidas Presidente Kennedy e Alzira CoutoLicitação em breve 
    Ponte de interligação da Av. Rio Pardo e Via Norte      Licitação em breve 
    Pontilhão sobre a linha férrea, na Rua CampinasLicitação em breve