Um acidente ocorrido na construção da Linha 6-Laranja do Metrô na Zona Norte de São Paulo em 1º de fevereiro de 2022, que criou uma cratera em uma das pistas da Marginal Tietê, ainda não tem explicação oficial.
Informação apurada pela “TV Globo” dá conta que o laudo elaborado por especialistas contratados pela empresa responsável pela obra, a Acciona, aponta para falhas na rede da Sabesp como a causa.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
De acordo com o relatório, a escavação não causou deslocamentos no terreno, mas houve falha estrutural na rede de esgoto da Sabesp, provavelmente por operar sob pressão.
O sistema de esgoto não teria sido construído corretamente, resultando em uma junta fraca e incapaz de suportar pressão. O acidente não poderia ter sido previsto.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também foi solicitado a fazer um laudo sobre as causas do acidente, mas o documento ainda está sendo analisado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O Ministério Público investiga as responsabilidades pelo acidente. A Sabesp afirmou que não teve acesso ao laudo da Acciona.