O maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina voltado para motoristas de aplicativo avança em São Paulo e entrega dois lounges para carregamento de veículos elétricos na cidade. A iniciativa faz parte da parceria entre Zarp Localiza (solução customizada para motoristas de aplicativo da Companhia), Uber, Carrefour Property, Mobilize (marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade), Raízen (licenciada da marca Shell no Brasil) e Tupinambá.
Os dois primeiros espaços foram instalados nas lojas Carrefour Giovanni Gronchi (Avenida Alberto Augusto Alves, 50 – Vila Andrade) e Imigrantes (Rua Ribeiro Lacerda, Rodovia dos Imigrantes, 940). Cada lounge é equipado com duas estações de carregamento ultrarrápidas de 24 KW a 30 KW de potência (um carro com 15% de bateria leva, em média, 40 minutos para chegar a 80% garantindo uma boa autonomia para rodar pela cidade), poltronas para descanso, tomadas para carregar o celular e Wi-Fi. O carregamento no local pode ser utilizado gratuitamente pelos clientes Zarp Localiza.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Desde o lançamento do projeto, em setembro de 2022, a iniciativa já disponibilizou 80 Renault Kwid E-tech 100% elétrico para os motoristas de Uber rodarem pelas ruas da capital paulista.
“A partir dessa parceria com grandes players do ecossistema de mobilidade, vamos conseguir avaliar o desempenho do carro a partir de quem o usa intensamente e gera mais emissão de GEE – os motoristas de aplicativo. Nossa proposta é beneficiar o meio ambiente, o motorista (que tem oportunidade de aumentar sua renda) e a sociedade. Com a entrega desse lounge, ampliamos as oportunidades para os clientes Zarp que poderão fazer a recarga em um ambiente confortável e com oferta de benefícios para facilitar a rotina”, explica Rodrigo Bastos, diretor de Zarp Localiza.
Mais conhecimento sobre o impacto dos veículos elétricos na agenda ESG da cidade
Ao democratizar o acesso a carros elétricos para motoristas de aplicativo, a iniciativa deu início a formação de um ecossistema de mobilidade elétrica. Juntos, os players vão contribuir para trabalhar os três pilares do ESG. No Ambiental a iniciativa vai contribuir para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de carros que rodam nas cidades brasileiras. No Social, deve impactar a vida dos clientes motoristas de aplicativo maximizando seus ganhos, além de dar acesso a um carro de alta tecnologia embarcada, a um custo mais competitivo.
Como os motoristas de aplicativo usam intensamente o carro, o projeto vai gerar uma série de informações valiosas para os players e a sociedade entenderem como o carro elétrico afeta a cidade, assim, será possível qualificar processos e ser mais assertivos nas tomadas de decisão em relação ao tema. Dessa forma a Governança das empresas envolvidas no projeto também será impactada.
“Esse projeto é de extrema importância para nós, pois se torna uma rica fonte de conhecimento sobre os hábitos de uso dos motoristas de aplicativo com o Kwid E-Tech, permitindo melhorias em nossos serviços já ofertados e até mesmo a criação de inéditas soluções futuras”, explica Ricardo Mendes, da Mobilize Beyond Automotive.
Para Marco Cruz, diretor da área de Desenvolvimento de Negócios da Uber, o projeto tem um potencial enorme de atrair cada vez mais motoristas parceiros para dirigirem carros elétricos. “Temos como meta global na Uber zerar todas as emissões da plataforma até 2040, e participar de um projeto tão relevante que comprova os benefícios econômicos de dirigir um veículo elétrico, além de todo o impacto ambiental, nos traz ainda mais certeza de que estamos na direção certa. Sabemos que o caminho para um mundo sustentável é um trabalho de equipe e, por isso, ficamos felizes em atuar juntos com empresas parceiras para conseguirmos conquistar esses objetivos”, afirma Marco.
“Devido ao nosso propósito de redefinir o futuro da energia no país e liderar a transição energética, ampliamos nossos planos e o programa Shell Recharge no Brasil. É mais do que uma honra para a Raízen fazer parte de um projeto que vai fomentar um ecossistema de impacto socioambiental e compreender a fundo a influência da eletromobilidade na cidade de São Paulo, contribuindo para a descarbonização do setor automotivo”, comenta Ana Paula Kira, Gerente de Eletromobilidade da Raízen.
“A infraestrutura de recarga que desenvolvemos para essa iniciativa foi totalmente pensada em promover uma experiência única, inovadora e sustentável. São diversos benefícios não só para os motoristas parceiros como para todos os consumidores de carros elétricos que quiserem abastecer no local e garantir uma performance ainda mais eficiente durante a sua jornada. Os motoristas cadastrados na plataforma Zarp Localiza em parceria com a Uber e Renault podem aumentar sua rentabilidade em até 30% e reduzir 80% dos seus gastos, além de ter acesso a um valor promocional na nossa ampla rede de carregamento Shell Recharge. Os consumidores que não são clientes da agência também poderão utilizar o serviço de recarga rápida nos lounges normalmente, com pagamento médio de R$ 1,90/KWh por meio do aplicativo da Tupinambá, empresa investida da Raízen”, finaliza a executiva.
“A Tupinambá está feliz em ser a parceira de tecnologia de recarga desta iniciativa em prol da mobilidade elétrica. Por meio de nosso app os usuários poderão encontrar o eletroponto mais próximo, verificar a disponibilidade de uso em tempo real, desbloquear o carregador e realizar o pagamento. Tudo de uma forma simples, para garantir a melhor experiência de recarga possível”, comenta Gustavo Gontijo, diretor de marketing e vendas da Tupinambá.