Para ganhar espaço nas redes sociais, grandes marcas, pequenos negócios, e influencers precisam elaborar suas próprias estratégias de marketing. Constituídas por várias táticas que têm o intuito de atrair e fidelizar o público, essas estratégias podem variar de acordo com cada rede social, o público-alvo buscado, o intuito da marca, e outros fatores.
Hoje em dia, é simplesmente impensável que um perfil que leva criação/divulgação de conteúdo a sério não considere uma estratégia de marketing própria. Uma implementação sólida de um plano de marketing pode beneficiar consideravelmente os números de um perfil. Sites como o PromovUp, por exemplo, oferecem soluções rápidas e práticas para contas que precisam de um impulsionamento extra.
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A seguir, vamos entender melhor o que é o marketing de mídia social, seu propósito, maneiras de implementá-lo, e os tipos de benefício que ele pode trazer para sua marca ou negócio.
Estratégias de marketing para as mídias sociais
Existem inúmeras maneiras de se alcançar os objetivos de um negócio online. Para achar as melhores táticas para o seu perfil, deve haver antes um estudo a respeito do seu público e o que o atrai.
Por mais que haja qualidade em suas publicações, somente postá-las no seu feed com uma legenda bacana e algumas hashtags não será o suficiente para obter sucesso em uma plataforma. Você deve se certificar de que o conteúdo está sendo visto, apreciado, e compartilhado.
O trabalho envolvido geralmente requer uma equipe de marketing, na qual todos os integrantes são especializados em suas respectivas áreas. O começo da implementação pode ser a fase mais complicada, pois ainda há de se testar o que realmente funciona com aquela(e) conta/público alvo, e o que não é tão eficiente assim.
Algumas das estratégias mais comuns do marketing para mídias sociais são:
- Interações elaboradas com o público;
- Investimento em anúncios;
- Análise de dados;
- Monitoramento;
- Programação de posts;
- Busca por parcerias;
- Compra de seguidores.
Construir uma estratégia eficiente pode levar um bom tempo, e algumas tentativas diferentes. Esse guia da HubSpot sobre como montar sua estratégia de marketing pode ajudar bastante aqueles que se sentem perdidos no assunto.
As vantagens do marketing de mídias sociais
O Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários no Instagram. O público possível para criadores de conteúdo online é simplesmente gigantesco. Com a ajuda de uma boa estratégia de marketing, os resultados não devem demorar muito a aparecer, e seu perfil rapidamente irá subir nos rankings do seu nicho.
Engajamento
Interação com o público é essencial para qualquer plano de marketing. Ao interagir com seus seguidores através de recursos como stories, respostas a comentários, e curtidas, estabelece-se um canal de comunicação que deixa os usuários mais propensos a comentar, curtir e compartilhar o conteúdo.
Esse tipo de engajamento também eleva as chances dos usuários interagirem, ou ao menos verem, todas as publicações postadas. O algoritmo das redes sociais pode acabar mostrando apenas um número seleto de posts para usuários que não interagem com o conteúdo da conta, o que não é muito vantajoso.
Alcance
Expansão é algo essencial para qualquer negócio. Se você deseja mostrar seu conteúdo ou produtos para pessoas ao redor de todo o Brasil, a estratégia certa vai lhe ajudar bastante.
Com um trabalho de segmentação eficiente, você aumenta, por exemplo, suas chances de aparecer na seção “Explorar” do Instagram, e apresentar seu conteúdo para usuários que ainda não o conhecem.
Todo mundo sabe que sair da sua bolha é complicado nas redes sociais, mas para uma conta comercial, essa ruptura é essencial. Deixar sua marca conhecida em uma larga escala é primordial para desenvolver uma aura de credibilidade e reverência.
Conversões
A maioria das marcas e negócios online possui um mesmo objetivo incomum: aumentar as vendas. O marketing de mídia social facilita o encontro de um perfil com seu público alvo, e consequentemente, aumenta o número de vendas.
Através de posts mais elaborados, divulgação intensa na própria plataforma e em outros meios digitais, e compra de anúncios segmentados, gera-se um investimento com enorme potencial de retorno.
A partir daí, se seu serviço, conteúdo, ou produto tiver qualidade comprovada, pode entrar em curso o “efeito bola de neve”, onde o boca a boca positivo a respeito da sua marca, somado aos outros recursos da sua estratégia de marketing, impulsionam a popularidade do seu perfil de maneira exponencial.