Sorocaba: Troca e modernização de abrigos de ônibus atende Habiteto, Carandá e Altos do Ipanema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, dá sequência à troca e modernização de abrigos de ônibus. Na sexta-feira (22/11), teve início a instalação de 14 novos desses dispositivos, em pontos dos bairros Carandá, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Altos do Ipanema, todos localizados na Zona Norte da cidade.

Os locais contarão com o novo modelo de abrigo mais moderno, durável, com cobertura ampla, dispondo de espaço para cadeirante e equipado com painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas. Serão contemplados, nesta etapa, cinco locais no Carandá, cinco no Altos do Ipanema e quatro no Habiteto.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, o diretor de Transportes da empresa pública, Adriano Brasil, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, acompanharam a instalação de dois deles, tanto no Habiteto, como no Altos do Ipanema. “Há 40 anos a cidade contava com esses abrigos antigos, de madeira. Agora, estamos implantando novos abrigos, atuais e mais tecnológicos, garantindo cada vez mais conforto para os usuários do transporte público de Sorocaba”, ressaltou o diretor-presidente da Urbes.

    A ação faz parte de um planejamento de troca de todos os abrigos de ônibus antigos, que começou no primeiro semestre deste ano e, desde o último mês, foi intensificado.

    Ao todo, 35 locais já contam com o novo dispositivo, sendo 14 no Parque Vitória Régia, seis no Cajuru, seis na Vila Barão, cinco em Brigadeiro Tobias e quatro no Jardim Nova Esperança. A previsão é que, pelo menos, 500 antigos abrigos sejam substituídos pelos novos até o ano que vem.

    Os novos abrigos dispõem de painel solar instalado na cobertura, que alimenta um refletor equipado com lâmpadas de LED, dispensando o uso de energia elétrica. A energia armazenada durante o dia é suficiente para garantir a autonomia da luminária durante todo o período noturno e a madrugada. Cada um deles conta com quatro bancos e espaço próprio para cadeirante, além de cobertura ampla para proteger da chuva e do sol.