Falha no sistema de energia prejudica passageiros da Linha 9-Esmeralda

Uma falha no sistema de energia provocou atrasos e lotação nas estações e trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM na manhã desta terça-feira.

O problema começou na noite desta segunda-feira (21). A falha no sistema de energia provocou intervalos maiores entre as composições em diversos trechos. Por volta de 22h o problema estava concentrado entre as estações Granja Julieta e Villa Lobos-Jaguaré; por volta de 23h o problema estava entre as estações Berrini e Hebraica-Rebouças; por volta de 23h15 o trecho do problema diminuiu e estava concentrado entre as estações Berrini e Vila Olímpia. Até o final da operação o problema não tinha sido resolvido.

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Por volta das 4h30 desta terça (22) o problema persistia na linha 9. O trecho afetado pela falha no sistema de energia estava entre as estações Berrini e Vila Olímpia, gerando redução de velocidade e intervalos maiores entre as composições.

Uma das queixas mais constantes dos passageiros, era a falta de informação nas estações e nos trens. Em algumas estações não se via nenhum comunicado fixo antes das catracas e dentro de alguns trens não avisavam o que estava ocorrendo. Este problema falta de comunicação da CPTM com o passageiro é rotineira e nunca realizam uma solução a curto prazo.

O problema foi resolvido por volta de 7h05 quando a circulação dos trens da linha 9 entrou em processo de normalização.

O gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho, concedeu entrevista para os âncoras Jacqueline Brazil e Rodrigo Bocardi do telejornal Bom dia São Paulo da TV Globo, onde disse que no começo da operação os trens da linha 9 circularam por via única entre as estações Berrini e Vila Olímpia. Também explicou que as equipes de manutenção atuaram durante a madrugada para resolver o problema no sistema de energia no trecho afetado, mas “infelizmente não foi possível”, disse.

Os âncoras questionaram porque a CPTM não acionou a operação com ônibus do sistema Paese, Sérgio disse que na Marginal Pinheiros é complexo implantar o sistema e que os passageiros buscassem rotas alternativas. Questionado sobre a quantidade de problemas frequentes na CPTM e da piora do serviço, disse que as equipes de manutenção trabalham para evitar ou amenizar que isso não aconteça. E para concluir, os âncoras perguntaram o que falta para ter mais qualidade do serviço para o passageiro, Sérgio concluiu dizendo que estão sendo feitas trocas do sistema de energia e a renovação da frotas dos trens.

Linha 7-Rubi

Na Linha 7-Rubi, que atende o trecho entre as estações Luz e Jundiaí, também foi registrado problema. Uma falha em equipamento de via provocou intervalos maiores entre as estações Perus e Luz por volta de 4h15. A falha foi solucionada às 5h25.

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