Olá! Confira neste boletim #03 um compilado de informações que eu preparei sobre a Copa do Mundo 2022 que está sendo realizada no Qatar. Neste post você encontra as seguintes informações: abertura da Copa, primeiro jogo entre Equador e Qatar, desfalques das seleções, Seleção Brasileira, entre outras.
Abertura da Copa
A cerimônia de abertura da Copa realizada no estádio Al Bay, na cidade de Al Khor, contou com a presença do ator Morgan Freeman, do cantor Jung Kook, do BTS, do Emir do Qatar, Tamim bin Hamad, entre outras atrações. Parte da cerimônia contou a história do Qatar. Foi um evento muito suntuoso, parecido com a abertura de Olímpiada, já que as cerimônias de abertura de Copa costumam ser simples, o Qatar decidiu não economizar.
Durante a cerimônia apareceram os mascotes de copas anteriores, figurantes seguraram bandeiras dos países participantes e vestiram bonecos com as camisetas dos times, parecidos com os bonecos de Olinda, mas sem cabeças. O mascote desta Copa, o La’eeb, apareceu gigante no centro do estádio.
A Leila, do perfil Turistando em Doha, esteve presente na abertura, ela mostrou que no estádio tem um mural com as imagens de todos os trabalhadores que construíram o local. Além disso, todos que foram ao estádio, receberam uma sacola com brindes, ela estava em cada um das cadeiras.
Benzema
O atacante da França, Karim Benzema, está fora da Copa, ele sofreu uma lesão na coxa. Uma grande desfalque para o time francês.
Seleção Brasileira
A Seleção fez o primeiro treinamento no Qatar neste domingo, no Grand Hamad Stadium. A quatro dias da estreia na Copa, contra a Sérvia, a Seleção Brasileira ainda faz mais três treinamentos. Na segunda-feira (21/11), o trabalho será às 17h, novamente no Grand Hamad Stadium. No dia seguinte, o trabalho será fechado.
A comissão técnica do Brasil teve uma baixa neste domingo. O analista de empenho convocado por Tite para fazer parte da delegação brasileira no Qatar, Fernando Lázaro, retornou ao Brasil para assumir o comando técnico do Corinthians.
Em entrevista ao “The Guardian“, o técnico Tite aponta que aprendeu com os erros da última Copa do Mundo e se vê pronto para ser campeão do mundo: “Experiência ajuda o treinador”.
“Ganhando ou não, quero ficar em paz. Em paz comigo mesmo. Esse é o meu grande desejo. Há coisas que não posso controlar. Quero fazer o meu melhor trabalho e ficar em paz. Tenho certeza de que posso fazer isso”, disse Tite.
Qatar e Equador
O primeiro jogo da Copa, pelo Grupo A, foi entre as seleções do Equador e Qatar, no Al Bayt Stadium. Os equatorianos venceram a seleção do Qatar por 2 a 0, com dois gols de Enner Valencia. O primeiro gol, aos 15 minutos, foi de pênalti e o segundo aos 30 minutos, foi de cabeça. No início da partida, Enner teve um gol anulado. Esta foi a primeira vez que um anfitrião perdeu numa estreia de Copa. Nos últimos dias, uma fake news chegou a rolar, nela dizia que o Equador havia sido comprado para perder o jogo.
Uma curiosidade contada pelo repórter Rodrigo Oliveira da rádio Gaúcha, emissora que ouvi a partida, é que a torcida árabe é muito silenciosa, parecia que o estádio estava vazio, eles não tem a cultura de ter grito de guerra ou aplaudir, como os brasileiros ou mexicanos, pareceu que estavam assistindo a uma peça de teatro. Antes mesmo do término da partida, com a derrota do Qatar, grande parte da torcida saiu do estádio.
A torcida do Japão retirou o lixo do estádio Al Bayt, após o jogo entre Equador e Qatar. A prática dos japoneses tem sido comum nos últimos mundiais.
O que esperar da Copa?
A Copa do Mundo começou neste domingo, quais são as seleções favoritas, as polêmicas e os craques do torneio mundial? E o que esperar do torneio no Qatar. Leia mais no GE.
Fan Fest
Neste domingo, tumultos marcaram a entrada do público no Fan Fest, em Doha. Leia mais em GZH.
Desfalques
A Copa mal começou e várias seleções já tiveram desfalques, em razão de jogadores terem sofrido lesões e a lista é grande. Desde Sadio Mané, do Senegal, até Paul Pogba, da França.
Polícia do Qatar
A Polícia do Qatar usa camelos para fazer a segurança nos arredores dos estádios.
The Pearl
O repórter Antônio da Rádio Jornal mostrou um pouco do The Pearl-Qatar, uma ilha artificial, em Doha.
Turistando em Doha
Nas minhas apurações de informações da Copa, acabei descobrindo a Leila Martinez, guia brasileira, em Doha. Ela tem um perfil no Instagram, o Turistando em Doha, com muitas informações sobre o Qatar e da Copa, vale a pena conferir.
Outros boletins
Perdeu algum boletim? Confira as edições anteriores: