O segundo lote de trens da Linha 4-Amarela está começando a chegar ao Brasil. Adquiridas pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha, as composições são fabricadas pela sul-coreana Hyundai Rotem, que está prestes a inaugurar sua fábrica no país em março.
O primeiro trem foi flagrado hoje pelo blog Metrô CPTM na Avenida João de Lucca, na Zona Sul, a caminho do pátio da ViaQuatro, na Vila Sônia.
Pelas características, presume-se que são idênticos aos 14 primeiros trens que operam hoje na linha, a mais moderna do país. A composição, de número 415, seria a primeira de uma encomenda de 15 unidades a se juntar à frota da empresa.
O presidente da ViaQuatro, Luís Valença, havia dito em 2013 que os 15 novos trens fazem parte do contrato inicial firmado com o consórcio. Os trens serão os mesmos modelos dos atuais, com seis carros cada. Os trens serão usados para a fase 2 da Linha 4-Amarela, com novas estações que tem previsão para serem inauguradas até 2018.
Obras atrasadas
O novo lote de trens é necessário para suprir a crescente demanda da Linha 4-Amarela, hoje considerada a ligação principal entre as principais linhas de metrô e trem metropolitano de São Paulo. Apesar disso, parte desse volume continua “represado” por conta dos atrasos nas obras de expansão do ramal.
A segunda fase da obra, que previa a inauguração de cinco estações além da seis entregues na primeira fase, só concluiu uma estação, Fradique Coutinho. O consórcio responsável acabou afastado e o governo estadual optou por fazer uma nova licitação que deve ter o vencedor conhecido em março.



