Em reunião realizada nesta semana, na Prefeitura de Jundiaí, técnicos das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Governo e Finanças (UGGF), Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e membros da CCR AutoBAn discutiram melhorias na mobilidade urbana em diversas áreas de Jundiaí, principalmente nos locais em que há necessidade de conexão e/ou transposição da malha viária urbana às rodovias que cortam o município como a rodovia Anhanguera (SP 330).
“As obras de infraestrutura viária já vêm sendo discutidas com o Estado, pela concessionária e pela Prefeitura de Jundiaí. São intervenções importantes que desafogam os gargalos viários e preparam a cidade para os próximos anos, em termos de mobilidade não somente para o transporte público como para o desenvolvimento econômico para o escoamento da produção”, salienta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antônio Parimoschi.
Ainda de acordo com Parimoschi, as intervenções propostas pela CCR estão alinhadas com investimentos propostos pelo Município, com investimentos em torno de R$ 100 milhões, anunciados pelo Governo do Estado, no início do mês de janeiro.
O primeiro projeto discutido foi a obra de transposição no km 65 da Rodovia Anhanguera, que ligará as avenidas Pedro Clarismundo Fornari e Engenheiro João Fernandes Gimenes Molina, no bairro do Engordadouro de forma a viabilizar melhores condições de mobilidade ao Distrito Industrial e ao Vetor Oeste da cidade.
Também está sendo analisada a construção de um novo trevo na Avenida Jundiaí, que dá acesso ao km 58 da rodovia Anhanguera e intervenções que incluem a duplicação do túnel da Avenida Prefeito Luís Latorre, sob a rodovia João Cereser, com a continuidade da mesma avenida até o km 62 da Anhanguera onde está prevista uma obra de transposição visando dar continuidade no viário urbana no sentido do Vetor Oeste.
No bairro do Retiro, o viaduto do final da Avenida Prefeito Luiz Latorre deve ser duplicado, de forma a aumentar a sua capacidade, melhorando ainda as conexões com a rodovia Anhanguera. Já no Vetor Sul está sendo proposta uma transposição no km 54 para melhorar a ligação entre a Vila Rami, a Vila Maringá e a Vila Comercial, visando a implantação de mais uma opção de circulação através do córrego das Flores à Avenida 14 de Dezembro de forma a distribuir o fluxo de passagem concentrado na Rua Bom Jesus de Pirapora.
“As intervenções propostas se alinham ao escopo previsto no Plano de Mobilidade Urbana do Município de Jundiaí com o objetivo de dar maior efetividade ao transporte público coletivo e a mobilidade ativa”, completou o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz.
Participaram da reunião, além dos gestores, o vice-prefeito Gustavo Martinelli, as equipes técnicas da UGMT, UGPUMA e UGISP, além dos técnicos da CCR AutoBAn Grover Carvalho (Gerente de Faixa de Domínio), Marcos Alexandre Conrado (Relações Institucionais), Isabela Costa Pacheco (Coordenadora de Projetos), Nelson Soares Neto (Gerente de Engenharia), e Renata Cadena de Morais (Engenheira de Projetos).