A estação São Joaquim do Metrô será totalmente revitalizada com a chegada da Linha 6-Laranja da Linha Uni, em construção pela Acciona.
O presidente do Metrô, Silvani Pereira, divulgou imagens da representação digital com o resultado após às obras necessárias.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O Metrô contratou o projeto básico da reforma da estação, que dentro de três anos, vai receber os trens vindos da Brasilândia através da linha 6-Laranja.
A empresa contratada para fazer o projeto usou a tecnologia BIM (Building Information Modeling), que permite criar uma versão digital da construção e assim estabelecer as mudanças necessárias para integrá-las.
As imagens divulgadas pelo presidente do Metrô, mostram como ficará o acesso principal da estação após a reforma.
A entrada atual da estação inaugurada na década de 70 hoje é modesta, mas, ela será ampliada com a junção de dois terrenos vizinhos, um deles hoje ocupado pela Acciona, empresa que está construindo a linha laranja de metrô.
Obras de readequação
Segundo Silvani Pereira, “o objetivo é de ampliar o mezanino atual localizado abaixo da Rua Vergueiro e construir uma nova ligação subterrânea com conexão direta ao mezanino da futura estação da Linha 6-Laranja”.
“Também será feito o remanejamento de parte das salas técnicas, ampliação do acesso e do salão de bloqueios existente (catracas de entrada e saída), bem como a ampliação da capacidade de saída dos passageiros das plataformas”.
Após a conclusão do Projeto Básico, será elaborado o edital para a contratação do Projeto Executivo e das obras que vão readequar a estação São Joaquim.