A Prefeitura de Campinas anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em terminais e veículos dos transportes coletivo e privado.
No entanto, está mantida a recomendação para que pessoas com comorbidades, idosas, imunossuprimidas e gestantes mantenham o uso da proteção. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município de sábado, 10/09, quando passa a valer a nova regra.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A obrigação do uso de máscaras foi determinada em Campinas no início da pandemia de Covid-19, em maio de 2020. A flexibilização ocorre após análise da situação epidemiológica da Covid-19 e demais doenças respiratórias, que estão em tendência de queda.
A obrigatoriedade do uso de máscaras fica mantida em todos os serviços de saúde, por funcionários e visitantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e também por pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis, seja em ambientes abertos ou fechados.
Assim como o uso da máscara, é imprescindível que a população complete o seu ciclo vacinal contra o novo coronavírus, tanto para o primeiro ciclo quanto para as doses adicionais. As vacinas são aplicadas em 66 Centros de Saúde da cidade sem necessidade de agendamento prévio.