IFC investe na BlaBlaCar para impulsionar a mobilidade de longa distância compartilhada no Brasil

A International Finance Corporation (IFC) assinou um acordo para investir US$ 15 milhões (aproximadamente R$ 72 milhões) na BlaBlaCar para fomentar o crescimento da plataforma de viagens compartilhadas no Brasil e impulsionar o acesso a viagens que ofereçam praticidade, conveniência e menos impactos ambientais. O investimento da IFC, braço do setor privado do Grupo Banco Mundial, apoiará a expansão do mercado de caronas e marketplace de passagens rodoviárias da BlaBlaCar no país, onde a empresa conta com cerca de 12 milhões de membros.

Fundada em 2006 e presente no Brasil desde 2015, a BlaBlaCar utiliza tecnologia para ocupar assentos vazios nas estradas, conectando passageiros que procuram viajar com condutores ou empresas de ônibus. Desde então, a comunidade BlaBlaCar tornou-se a maior rede de viagens ecologicamente sustentáveis, com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.

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“Esperamos aproveitar a profunda experiência da IFC nos países emergentes para aumentar ainda mais a nossa oferta conveniente, segura e de baixo custo para viagens intermunicipais no Brasil e em outros mercados em desenvolvimento onde operamos”, afirma Nicolas Brusson, CEO e cofundador da BlaBlaCar. “Temos a oportunidade de melhorar o acesso à mobilidade nesses mercados, desenvolvendo ainda mais a nossa oferta de carpooling enquanto aceleramos a digitalização do setor de transporte rodoviário”.

A BlaBlaCar apresenta rápido crescimento no Brasil e boa recuperação após as fases mais agudas da pandemia, com o dobro de passageiros atualmente na comparação com 2019. No primeiro trimestre de 2022, a plataforma registrou uma média de 250 mil novos membros por mês. Desde 2020, a multinacional francesa também oferece passagens de ônibus para fomentar a digitalização das viações no Brasil. Hoje, são oferecidas 12 mil rotas, por 125 empresas, e a previsão é aumentar para 300 o número de parceiros até o final de 2022.

“A digitalização dos transportes está criando novas oportunidades para as economias emergentes superarem a falta de infraestruturas físicas adequadas”, afirma Makhtar Diop, Diretor-Gerente da IFC. “O investimento da IFC vai apoiar a expansão da BlaBlaCar na América Latina e em outros mercados, além de refletir nosso compromisso de apoiar a adoção de modelos de negócio inovadores e ambientalmente sustentáveis nos mercados emergentes e aumentar o acesso a serviços de qualidade, particularmente entre mulheres, jovens e comunidades rurais”.

A iniciativa privada pode ser uma aliada importante na modernização da infraestrutura do sistema de transporte nacional do Brasil, além de ajudar a enfrentar desafios relacionados à digitalização, à otimização dos preços e à segurança. Atualmente, há predominância da venda de passagens em ambientes físicos, com as vendas online representando menos de 15% de toda a comercialização de bilhetes de ônibus.

A IFC tem experiência significativa no investimento em empresas inovadoras de mobilidade, incluindo Bolt, Tembici, Gojek e PickMe, e ajuda a acelerar o crescimento dos negócios com a injeção de capital, orientação estratégica e compartilhamento de conhecimento e redes locais. Sendo o único investidor da empresa exclusivamente focado nos mercados emergentes, a IFC pretende ajudar a BlaBlaCar a expandir suas operações no Brasil, Índia, México, Turquia e Ucrânia (pós-guerra).

O investimento da IFC está sujeito à aprovação dos acionistas da empresa, prevista para 23 de junho.