Pessoas com autismo ganham assentos prioritários em ônibus de Praia Grande

Praia Grande começa a incluir o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (um laço com estampa de quebra-cabeça) nos assentos preferenciais dos ônibus das linhas municipais, nesta terça-feira (7/6). Com a ação, fica sinalizado a estas pessoas o mesmo direito já garantido a idosos, gestantes e passageiros com criança de colo, com mobilidade reduzida e deficiência. A ação já está em vigor em todos os veículos das 14 linhas de ônibus da cidade e segue normativas federais, estaduais e municipais.

Gratuidade

Além disso, as pessoas com autismo têm o direito à gratuidade no transporte público de Praia Grande, garantido pela lei municipal 4154/2006. Para obter o direito, é preciso que o interessado apresente os seguintes documentos na Secretaria de Transportes (Setransp):

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
    • Laudo médico original (obtido no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Social – Cemas; ou no Centro Especializado em Reabilitação – CER; Centro de Nefrologia – Nefro-PG; ou no Serviço de Assistência Especializada – SAE; Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase – CRATH; ou no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS).
    • Cópia do documento pessoal – RG e CPF;
    • E cópia de um comprovante de residência em Praia Grande recente.

    A entrada no pedido do direto deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na sede da Setransp (Avenida do Trabalhador, 2, Bairro Sítio do Campo – Terminal Rodoviário Tude Bastos). A confecção do cartão de identificação demora cerca de uma semana para ficar disponível e não é preciso levar foto 3×4 (a foto é tirada digitalmente na Setransp).