Campinas: Primeira faixa de pedestres em “X” para travessia em diagonal já está em operação

A primeira faixa de pedestres em “X”, utilizada para travessia do cruzamento na diagonal, já está em operação, em Campinas. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) concluiu, no final da manhã desta quarta-feira, dia 1º de junho, a implantação da nova sinalização viária, no cruzamento das ruas General Osório com Barão de Jaguara, no Centro.

O projeto é piloto e irá testar a viabilidade da nova sinalização. Os testes terão duração entre três a seis meses. O local será monitorado, com a avaliação do “antes” e “depois” da implantação da nova sinalização. A nova sinalização privilegia o deslocamento ativo e o pedestre, que economiza tempo de travessia no cruzamento das vias. Caso queira efetuar a travessia na diagonal, em vez de efetuar o deslocamento em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, ele realiza em uma única vez.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O local para o projeto piloto foi definido em função da circulação de pedestres e veículos; de ambas as vias terem sentido único de tráfego; pela necessidade de poucas intervenções de infraestrutura; calçadas estreitas que geram acúmulo de pedestres esperando para realizar a travessia tradicional; e pelo desejo de interesse de travessia na diagonal entre o Largo do Rosário e unidade de cartório localizado na esquina entra as vias.

    As cores da nova sinalização seguem o mesmo padrão das faixas de pedestres tradicionais. Além das faixas de pedestres na perpendicular, também há duas faixas ligando as diagonais do cruzamento. A Emdec faz ações educativas no local.

    Os pedestres, futuramente, responderão um questionários sobre a percepção da nova forma de travessia, avaliando tópicos como segurança, travessia mais rápida e aprovação.

    Conceito

    Para realizar a travessia do cruzamento na diagonal, o pedestre somente precisa seguir a mesma lógica que se aplica a qualquer outro cruzamento na cidade: andar sobre a faixa de pedestre, ou seja, sobre as listras brancas pintadas no pavimento. E respeitar o tempo semafórico de travessia. O tempo de “vermelho” total para todos os veículos no cruzamento foi aumentado.

    As faixas de pedestres em “X” são comuns em Tóquio, no Japão. Também em Londres (Inglaterra) e Chicago (Estados Unidos). No Brasil, o município de São Paulo começou a utilização em 2014, ou seja, há oito anos. Também a mesma sinalização é empregada em cidades como Goiânia (Goiás) e Fortaleza (Ceará).