Bilhete Digital QR Code TOP passa a contar com venda pelo WhatsApp e pagamento via PIX

O TOP, Bilhete Digital QR Code, traz mais uma vantagem aos passageiros da CPTM e do Metrô de São Paulo. A nova passagem unitária com tecnologia QR Code, que está gradativamente substituindo o antigo bilhete magnético, passa a contar com mais um canal de vendas, o WhatsApp TOP, com pagamento via PIX.

Com o novo serviço, os passageiros terão a comodidade de poder realizar a compra de qualquer lugar e usar o bilhete direto da tela do celular, sem a necessidade de imprimi-lo.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • “Uma das vantagens da implantação do Bilhete Digital QR Code, que já é aceito para embarque em todas as estações da CPTM e Metrô, é o aumento da capilaridade de canais de vendas e meios de pagamento. Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”, destaca o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

    O lançamento do piloto deste novo canal de pagamento possibilitou também a parceria entre o TOP e o BOM, cartão de transporte aceito nos ônibus que operam as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU.

    A partir de agora, os passageiros do Cartão BOM também passam a ter a opção de recarga do BOM Comum pelo WhatsApp TOP com pagamento via PIX, aumentando a rede de recarga e apoiando o projeto de digitalização dos canais de vendas e atendimento do cartão.

    Lançado pelo Banco Central no fim de 2020, o PIX é uma forma de pagamento instantâneo que, diferentemente das transações por TED ou DOC, faz a transferência do valor em tempo real, disponível 24 horas todos os dias. Para usar essa nova forma de pagamento, é preciso ter uma chave PIX que pode ser registrada pelo aplicativo da instituição bancária em que a pessoa possui conta.

    A recarga do Cartão BOM e a compra do Bilhete Digital QR Code por WhatsApp são feitas exclusivamente pela conta oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

    No caso do Bilhete Digital QR Code para embarque na CPTM e Metrô, o bilhete é gerado na tela e pode ser salvo na Galeria (Android) ou Arquivos (iOS) do celular e também é enviado para o e-mail do cliente. É possível comprar um Bilhete Digital QR Code por vez, com o limite de até 4 quatro compras por dia. No caso do Cartão BOM, o valor por recarga é de até R$ 100 e, após transação concluída, basta o passageiro fazer a liberação do crédito nos validadores localizados nas estações da CPTM e do Metrô, nos terminais da EMTU ou a bordo dos ônibus.

    Nesta primeira semana, a comunicação do piloto acontece nas estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes, Sumaré e Clínicas, e, a partir do dia 7 de junho, será ampliada para as estações Santana, Palmeiras-Barra Funda e Carapicuíba. O lançamento para toda população está previsto para dia 28 de junho.

    Mais de 8 milhões de unidades vendidas

    Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em dezembro de 2020, o Bilhete Digital QR Code ultrapassou a marca de 8 milhões de unidades comercializadas. E esse número deve aumentar ainda mais.

    Desde 24 de março, teve início uma operação de substituição do bilhete unitário tradicional (conhecido como Edmonson) pelo modelo mais moderno. Até o momento, mais de 50% das bilheterias da CPTM e do Metrô já fizeram a substituição da passagem unitária pelo Bilhete Digital QR Code. Essa operação segue de forma gradativa até o final de junho.

    Atualmente, os passageiros da CPTM e do Metrô podem adquirir o Bilhete Digital QR Code da seguinte forma:

    • WhatsApp oficial TOP – (11) 3888-2200
    • Forma de pagamento: PIX
    • Aplicativo TOP (disponível para Android e iOS)
    • Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no aplicativo as bandeiras aceitas)
    • Bilheterias das estações do Metrô e da CPTM
    • Forma de pagamento: Dinheiro
    • Máquinas de autoatendimento (ATM)
    • Forma de pagamento: Débito
    • Estabelecimento comerciais parceiros
    • Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)

    Informações adicionais:

    Para mais informações e dúvidas sobre o TOP, basta acessar o site oficial. Os clientes do TOP também contam com atendimento por WhatsApp, pelo telefone (11) 3888-2200, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

    Redes Sociais do TOP:

    Siga o TOP no FacebookInstagram ou Twitter.

    Lojas de aplicativos:

    Google Play e Apple Store.