Prefeitura de Guarulhos exige que futura concessionária da rodovia Presidente Dutra assuma obras contra enchentes na cidade

O aumento da vazão de 14 galerias de rios e córregos que passam sob a rodovia Presidente Dutra é uma das exigências da Prefeitura de Guarulhos à Agência Nacional de Transportes Terrestres para serem incluídas no edital da nova concessão do empreendimento.

Administrada pela concessionária CCR Nova Dutra há 25 anos, a rodovia terá a concessão renovada a partir de 2021 pelo período de 30 anos.

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  • Audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres no auditório da Regional Guarulhos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro de 2020, apresentou as propostas para a concessão e recebeu sugestões.

    A Prefeitura de Guarulhos, representada pelo secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana, Márcio José Pontes, protocolou uma série de obras para resolver problemas da população da cidade, tanto de mobilidade urbana como de enchentes.

    “O projeto dessas galerias é dos anos 1950 e está totalmente ultrapassado. Precisamos que a nova concessionária faça as obras que solucionem, de uma vez por todas, o problema das enchentes”, disse. Segundo ele, a rodovia Presidente Dutra funciona como uma espécie de represa, causando alagamentos em diferentes bairros de Guarulhos.

    A Prefeitura de Guarulhos também reiterou sua posição contrária a qualquer tipo de cobrança de pedágio que possa vir a onerar os guarulhenses. O tema ganhou relevância há 15 dias quando o prefeito Guti recorreu ao presidente Jair Bolsonaro, que ratificou a posição do prefeito.

    “Nosso governo vai propor a diminuição do valor do pedágio, bem como não permitirá a construção de novas praças de cobrança. Guarulhos não terá pedágio”, disse Jair Bolsonaro em suas redes sociais.

    O gerente de regulação e outorgas de rodovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Marcelo Fonseca, aponta que, dependendo das discussões, existe a possibilidade de um novo tipo de cobrança pelo sistema free flow, mas somente para usuários da pista expressa, que ganharia uma configuração diferente da atual, sem – em hipótese alguma – cobrar de motoristas que utilizem as outras pistas para acessar os mais diferentes bairros de Guarulhos.

    “A ideia é que as vias marginais sigam como é hoje, sem cobrança nenhuma, mas na via expressa pode ocorrer a tarifação por meio de uma tecnologia em que é possível cobrar por quilômetros rodados, com pórticos que identificam os veículos no momento em que ingressam e saem da rodovia”, afirmou.

    “O nosso prefeito já afirmou, de forma categórica, que não aceitará nenhum aumento de pedágio que incida sobre a população guarulhense que se utiliza da Dutra, tanto na via expressa como na local”, afirmou Márcio José Pontes.

    Mais reivindicações

    Outros pedidos foram encaminhados para a Agência Nacional de Transportes Terrestres pelo secretário Paulo Carvalho, titular da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, no dia 21 de janeiro deste ano.

    Entre eles destaca-se a retirada do viaduto existente em Bonsucesso, mas já interditado, no quilômetro 210, quando forem construídas as marginais. Também se pede a adequação estrutural da rodovia no trecho em frente ao Internacional Shopping para que se possa fazer a duplicação da Avenida Guarulhos.

    Para diminuir o número de acidentes que ocorrem no período noturno no trecho de Guarulhos, também foi solicitada a iluminação da rodovia em toda essa região.

    A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana pede ainda a abertura do acesso da rua Indubel, no quilômetro 213,4, em decorrência da construção da Marginal Sul, já que o seu fechamento trouxe perdas significativas à mobilidade urbana e ao escoamento da produção industrial do município. As alternativas existentes de acesso à rodovia encontram-se a 4,5 quilômetros de distância (Trevo de Bonsucesso) e a 3 quilômetros (Avenida Santos Dumont).

    Também se faz necessária a implantação de alternativa de acesso da Rua Manoel Alonso Almendra à rodovia, de acordo com o projeto funcional elaborado pela CCR NovaDutra, para que sejam minimizados os transtornos às empresas instaladas nas proximidades ocasionados com o fechamento do antigo acesso, pela construção da pista Marginal entre os quilômetros 211,7 e 216,1.

    Outra obra de grande importância viária seria o acesso direto da Marginal Baquirivu para a rodovia Presidente Dutra, pelo Parque Cecap. Trata-se de um projeto para a fluidez viária na região do Aeroporto Internacional de Guarulhos e bairros industriais da cidade, uma vez que os veículos provenientes de Guarulhos entrariam direto na rodovia Presidente Dutra no quilômetro 219, sem acessar a rodovia Hélio Smidt, melhorando a saída do aeroporto.

    Faixas exclusivas de transporte coletivo

    Outra reivindicação levada para a Agência Nacional de Transportes Terrestres diz respeito às faixas exclusivas de transporte coletivo. Elas seriam implantadas no período da manhã, no sentido São Paulo, das 6h às 9h, e no período da tarde, em sentido contrário, das 17h às 20h.

    No trecho entre São Paulo e Guarulhos circulam 569 ônibus, que atendem 78 linhas e transportam 204.625 passageiros diariamente.

    Projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres

    O projeto apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres já contempla diversas melhorias no trecho de Guarulhos da rodovia Presidente Dutra, como a implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais e 6,5 quilômetros de vias marginais, entre os quilômetros 205 e 211,5, passando do Trevo de Bonsucesso até próximo ao bairro Cidade Aracília, além de 23 passarelas e duas alças de conversão para a rodovia Hélio Smidt, a partir da pista expressa.

    No trecho paulistano estão previstas ainda alças diretas de acesso da pista expressa para a rodovia Fernão Dias e também para a Avenida Salim Farah Maluf, medidas que devem ajudar a diminuir o número de veículos que transitam na pista marginal.

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