Monotrilho da Linha 15-Prata começa operação comercial nesta segunda, dia 10

Depois de inúmeros adiamentos, começa na próxima segunda-feira, dia 10/08, a operação comercial do monotrilho da Linha 15-Prata. Em função disso, não haverá visita controlada na linha a partir desta quarta-feira (05/08).

Após os ajustes finais nos equipamentos e testes sistemas e nos novos trens, na segunda-feira (10) a Linha 15 passará a operar todos os dias, das 7h às 19h. Com a operação comercial em funcionamento, os usuários poderão utilizar os 2,9 km da Linha 15, entre as estações Oratório (localizada entre as avenidas do Oratório e Vila Ema) e Vila Prudente, por 12 horas, de domingo a domingo. Neste formato, a linha passará a ter cobrança da tarifa de R$ 3,50 permitindo o acesso a toda rede de transporte sobre trilhos de São Paulo por um valor único, através da integração com a Linha 2-Verde (o usuário terá que descer cinco lances de escada rolante até a plataforma), na estação Vila Prudente. Na estação Oratório o acesso pela Rua Nupeba (travessa da Avenida Vila Ema) será aberto a população.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Por ser um sistema de transporte inédito em São Paulo, o monotrilho da Linha 15 terá seu horário de funcionamento ampliado gradativamente. Durante os horários em que estiver fechado para o público, o Metrô continuará realizando os protocolos de testes dos equipamentos, sistemas e trens, de forma a garantir seu bom funcionamento e permitindo que as novas composições possam ser usadas.

    Quando as obras do monotrilho começaram, a promessa era de que esse primeiro trecho (entre Oratório e Vila Prudente) entraria em operação em março de 2014. Os testes com passageiros completam um ano neste mês. A obra foi orçada inicialmente em R$ 6,2 bilhões e deverá ter 26 km de extensão, com 18 estações. No momento, há apenas 10% desse tamanho disponível, com duas estações. A promessa é entregar mais 10 km de via, com oito estações, até São Mateus, e depois fazer a entrega das estações restantes, até Cidade Tiradentes, no extremo leste.

    Leia também:

    Acompanhamento de obras da Linha 15-Prata

    Curta a página com informações da Linha 15-Prata no Facebook

    Siga o perfil colaborativo da Linha 15-Prata no Twitter

    Informações do monotrilho da Linha 15-Prata

    Primeiro monotrilho do Brasil, a Linha 15-Prata foi projetada para ser o modal de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil pessoas por hora/sentido. Os trens trafegam a 15 metros de altura e têm sua operação totalmente automática. A sua capacidade de transporte é de 1.000 passageiros por trem. Quando estiver completa, ligando o Ipiranga a Cidade Tiradentes, a Linha 15 vai transportar mais de 500 mil pessoas diariamente.

    Dica: Curta a página do Metrô SP Noticiando no Facebook e fique bem informado sobre a situação das linhas do Metrô

    Deixe um comentário