CPTM divulga balanço da Central de Achados e Perdidos

Diariamente chegam à Central de Achados e Perdidos da CPTM inúmeros objetos. Todos os itens passam por uma triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que possam indicar alguma forma de contato com o proprietário, seja por telefone, carta ou e-mail. Após isso, eles são cadastrados e guardados.

Os documentos pessoais figuram entre os itens que os passageiros mais perdem. Nos primeiros sete meses desse ano, dos 52.425 objetos recebidos na Central de Achados e Perdidos, 36.956 eram documentos de passageiros.

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  • A Linha 9-Esmeralda foi a campeã com 9.983 documentos esquecidos. A vice-liderança é ocupada pela Linha 8-Diamante com 7.461 documentos. Na sequência vem as linhas 12-Safira com 6.163 documentos, 11-Coral com 5.169, 10-Turquesa com 3.836, 7-Rubi com 3.669 e a jovem 13-Jade com 675 documentos.

    Já as estações onde os passageiros mais perderam documentos, nos primeiros sete meses deste ano, foram: Palmeiras-Barra Funda, Brás, Luz, Guaianases, Osasco, Tatuapé e Santo André.

    Os objetos esquecidos no sistema seguem o mesmo ranking dos documentos registrados nas linhas. A diferença está no número, que é bem menor: 15.469 itens. Entretanto, o trabalho é muito mais difícil.

    A tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe que trabalha na Central realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes.

    O cruzamento de dados com sites de pesquisa, redes sociais, cadastro de passageiro da CPTM e outros sistemas de transporte são algumas das etapas do processo de busca da identificação. Consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários também fazem parte desse processo de rastreamento.

    Após 60 dias, os objetos que não foram retirados por seus donos são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo. Os documentos pessoais, como Documento de Identidade, são devolvidos aos órgãos expedidores. Já os cartões bancários são destruídos.

    A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800 055 0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda. Se os documentos ou objetos forem encontrados, a CPTM contatará o passageiro.

    Confira o ranking abaixo:

    Ranking sete meses
    Tabela: Divulgação/CPTM

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