São Paulo é uma cidade dinâmica, excitante e diversificada. Muitas vezes considerada o coração pulsante da nação brasileira, é a capital financeira do país e uma das cidades mais populosas do mundo. Várias vezes negligenciada a favor do Rio de Janeiro e da Bahia, aqueles que visitam São Paulo serão recompensados com uma arquitetura impressionante, catedrais neogóticas e instituições culturais ricas.
Cada vez mais e mais pessoas elegem São Paulo para férias, negócios e turismo gastronômico. Depois de ficar tanto tempo à sombra do Rio de Janeiro, São Paulo eclodiu no panorama turístico internacional. Brasileiros e estrangeiros estão descobrindo que, com um pouco de tempo e paciência, São Paulo se revela tão fascinante, decadente e culturalmente interessante quanto qualquer outro lugar do mundo.
As viagens para o Brasil estão em ascensão – vá a São Paulo e entenda a razão de tanto alvoroço.
Como chegar a São Paulo
Chegar a São Paulo é muito simples. Se você chegar de um destino internacional, verá que muitas das maiores companhias aéreas do mundo oferecem voos diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro. O código do aeroporto é GRU, e as linhas aéreas da LATAM oferecem mais de 800 destinos a partir deste ponto. O voo internacional mais longo é para Doha, com um tempo de voo de 15 horas!
É claro que uma das formas mais luxuosas de chegar a São Paulo é alugar um jato particular para sua família, parceiros de negócios ou amigos. Imagine aterrissar com estilo e requinte em sua própria aeronave pessoal sem o incômodo e o estresse do check-in, coleta de bagagem e as operações de segurança geral. Para não mencionar a atenção dedicada de seu próprio piloto, camareiros e tripulação de bordo!
Pode igualmente chegar a São Paulo através de transportes terrestres. Essa opção inclui viajar de carro nas principais rodovias ou o uso de viagens de ônibus de longa distância. São Paulo é o lar de três diferentes estações de ônibus de longa distância, todas elas conectadas ao próprio sistema de metrô da cidade (falaremos mais à frente sobre o assunto). O site da Socicam (e o novo aplicativo) oferece vários detalhes úteis sobre que terminal de ônibus serve quais destinos.
O Terminal Rodoviário do Tietê está localizado a 4,5 km ao norte do centro e é o maior da América do Sul! Pode embarcar neste terminal para qualquer lugar do continente. Embora esta seja uma opção muito prática, pode ser irracionalmente movimentado. É melhor evitar os períodos de horários de pico, os inícios da manhã e finais de tarde – os engarrafamentos são lendários!
Conhecer São Paulo
Após chegar em São Paulo, deslocar-se é bastante fácil, devido ao seu enorme sistema de metrô. O tráfego pode ser absolutamente insano nesta metrópole, por isso pode poupar muito tempo usando o metrô e trens de superfície. Dito isto, os Ubers e táxis com taxímetro estão literalmente em toda parte na cidade podem ser uma forma acessível para ir do ponto A ao ponto B – evite-os apenas nos horários de pico!
O Metrô é o maior sistema de transporte rápido de todo o Brasil e pode ajudá-lo a chegar a qualquer destino da cidade, incluindo os pontos turísticos. Se estiver na Região Metropolitana, pode usar o serviço de trens metropolitanos, conhecido como a Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM).
Poderá igualmente achar os ônibus úteis, embora o sistema de ônibus local possa ser bastante confuso para estranhos. Dito isto, com mais de 15.000 ônibus em seu espaço, pode revelar-se muito útil! Afinal de contas, viajar para o Brasil é para os corações aventureiros!
Para usar os transportes públicos, deve-se comprar o Bilhete Único, o cartão inteligente com tecnologia contactless de São Paulo. Pode comprá-lo nas estações e carregá-lo com créditos. Então, simplesmente entra e sai quando anda de ônibus, na CPTM e no Metrô.
Com um Bilhete Único, pagará R$ 4,30 até 4 viagens de ônibus em 3 horas, ou 3 viagens de ônibus, em 3 horas, e uma viagem de metrô/trem em 3 horas, nas duas primeiras horas, por R$ 7,48.
Aproveite sua viagem a São Paulo e boa sorte em suas viagens! Lembre-se – às vezes perder-se é metade da aventura!