A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, concluiu as obras na Avenida Orozimbo Maia, no trecho próximo à sede do DAEV, na Vila Sônia. As intervenções incluíram a abertura de duas faixas de rolamento no canteiro central da rotatória em frente ao DAEV, permitindo que os motoristas sigam no sentido centro sem precisar contornar a rotatória.
Melhorias na mobilidade urbana em avenida Orozimbo Maia
Outra intervenção importante foi a adequação do canteiro central da avenida, no trecho entre as ruas Ângelo Pavan e Sara Alvarado Bertanholi. Essa adequação possibilitou a demarcação de uma segunda faixa de rolamento no sentido bairro, aumentando a capacidade viária da via.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Alexandre de Oliveira (Deco), as intervenções proporcionaram melhor aproveitamento do espaço. “Conseguimos reorganizar a estrutura viária de uma das principais ligações entre o centro e os bairros, aproveitando melhor o espaço disponível para melhorar a mobilidade”, explicou o secretário.
A Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pelo projeto geométrico das intervenções, também realizou a nova sinalização viária no local. Na rotatória em frente ao portão do DAEV, a preferência agora é dos motoristas que trafegam pela Avenida Orozimbo Maia no sentido centro. Já os condutores que vêm do centro e desejam acessar os bairros Jardim Alvorada, Jardim Pinheiros e Colina dos Pinheiros devem aguardar para realizar a travessia.
A faixa de pedestres na Avenida Orozimbo Maia, no sentido centro, em frente ao DAEV, composta por uma lombofaixa, continua em operação, permitindo a travessia de pedestres com maior segurança. Por isso, os motoristas devem redobrar a atenção, reduzir a velocidade e dar sempre preferência aos pedestres no local.
O secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, afirmou que as alterações foram bem recebidas pelos motoristas e tornaram a via mais segura e fluida. “Não havia necessidade de ter uma rotatória naquele local. As obras aumentaram a segurança e a fluidez na avenida e tiveram uma repercussão muito boa entre os motoristas que passam pelo local”, destacou o secretário.