A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou nesta sexta-feira (18) a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. As ações visam conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito.
Semana Nacional do Trânsito
Com atividades simultâneas na rua Dom Pedro II e na Escola Estadual Homero Rubens de Sá, em Vila Galvão, a programação inclui orientações e palestras. Na região central, em frente à Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, pedestres receberam orientações sobre a responsabilidade de realizar a travessia segura pela faixa, acionando a botoeira do semáforo. Também foram alertados a prestar atenção ao tempo destinado para a travessia e a se desconectar do celular para observar o trânsito e preservar a vida.
Palestra e atividade imersiva para estudantes
Alunos do ensino médio da Escola Estadual Homero Rubens de Sá assistiram a uma palestra sobre segurança no trânsito, ministrada pelos servidores Roberto Pardinho, Firmino Manoel, Denner Domingues Perroti e o 2º inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM), Marco Antônio Ferreira. Durante a ação, os estudantes participaram de uma atividade imersiva com óculos que simulam a visão de um motorista sob efeito de bebida alcoólica, drogas ou medicamentos controlados. O estudante do 2º ano do ensino médio, Matheus Mendes, comentou que a atividade parecia simples, mas andar pelo circuito em zigue-zague e tentar acertar a bola no cesto usando os óculos dificultou muito, aproximando a experiência da realidade de quem bebe e dirige.
Programação até o dia 25 de setembro
As atividades da Semana Nacional do Trânsito em Guarulhos seguem até a próxima sexta-feira (25), com ações como Pit Stop Motociclista, Projeto Ciclista Seguro, Blitz Educativa, Simulado de Sinistro e Árvore da Vida, entre outras.