A linha 366 (Vila Orosimbo Maia) terá o trajeto ampliado a partir de segunda-feira, 31 de agosto, para atender ao campus Swift da Universidade Paulista (Unip), em Campinas. A mudança, planejada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), amplia as opções de acesso à universidade pelo transporte público coletivo.
Novo percurso da linha 366 até a Unip Swift
No sentido Terminal Metropolitano – bairro (Jardim Andorinhas), a linha seguirá pela Av. Antônio Carlos Salles Júnior, Av. Enzo Ferrari, R. Serafim Piason, R. Capitão Samuel Ferreira, R. Ernesto Buzzo, Av. Engenheiro Augusto Figueiredo e Av. Enzo Ferrari, antes de retomar o trajeto convencional pela Visconde de Gomes Pinto.
No sentido Jardim Andorinhas – Terminal Metropolitano, o itinerário passará pela R. Visconde de Gomes Pinto, R. Maria Luísa Missalia, R. Dom Otávio Chagas de Miranda, R. Arlindo Joaquim de Lemos e Av. Enzo Ferrari, com atendimento ao ponto da Unip. Depois, a linha seguirá pela R. Serafim Piason, R. Capitão Samuel Ferreira, R. Ernesto Buzzo, Av. Engenheiro Augusto Figueiredo e Av. Enzo Ferrari, até retomar o trajeto convencional pela Antônio Carlos Salles Junior.
Horários, segurança viária e orientação aos passageiros
Com a ampliação do trajeto, a linha também passa a circular com novos horários em dias úteis, sábados e domingos. Nas partidas no bairro Andorinhas, o primeiro horário será às 4h45 e o último às 23h30; nos dias úteis e sábados, os intervalos nos picos serão de 60 minutos, enquanto aos domingos serão de 100 minutos. No Terminal Metropolitano, as partidas começam às 5h45 nos dias úteis e sábados, e às 5h35 aos domingos, com os mesmos horários finais e intervalos de pico.
Em junho, a Emdec já havia ampliado a segurança viária na avenida Comendador Enzo Ferrari com nova semaforização, semáforos inteligentes, duas travessias acionadas por botoeiras e novo estágio para conversão à esquerda. Para atravessar em segurança, o pedestre deve acionar a botoeira e aguardar a fase verde.
A linha 366 atende, em média, cerca de 800 passageiros por dia útil e liga a região do Jardim Andorinhas ao Centro e ao Terminal Metropolitano, passando por bairros como Carlos Lourenço, Vila Orosimbo Maia e Ponte Preta. Para informar os usuários, a Emdec afixou cartazes nos veículos e orienta a consulta aos novos trajetos no portal. O público também pode usar os aplicativos Cittamobi, Moovit ou Kim e os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, WhatsApp (19 3731-2910), site, aplicativo Emdec ou chatbot.
