Prefeitura de SP inicia obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim

A Prefeitura de São Paulo iniciou em dezembro de 2025 as obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim, localizada na Zona Sul da capital. Com investimento de R$ 446,7 milhões, o projeto visa beneficiar cerca de 800 mil pessoas, melhorando a fluidez do trânsito em uma das principais ligações entre o extremo sul e a região central da cidade. A primeira fase da obra deve ser concluída em novembro de 2026.

Detalhes da primeira etapa da obra na Estrada do M’Boi Mirim

Os trabalhos começaram no trecho entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a divisa com Itapecerica da Serra, próximo à Rua Humberto Marçal. Neste segmento de 1,2 km, a via passará por uma requalificação completa, que inclui recuperação do pavimento, enterramento de fios por valas técnicas, implantação de baias de ônibus e ultrapassagem, modernização do sistema de drenagem, nova iluminação em LED, reforço de contenção de encostas, nova sinalização e reforma das calçadas com acessibilidade.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Para evitar interdições que prejudiquem o tráfego, a Prefeitura utiliza seis poços perfurados localizados nos passeios, permitindo a execução das obras de drenagem sem impactar o trânsito local.

    Projeto completo de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim

    O projeto abrange 6,3 km da Estrada do M’Boi Mirim, divididos em três trechos:

    1. Trecho 1 (800 m): duplicação entre o Terminal Jardim Ângela e a Rua Riberalta;
    2. Trecho 2 (4,3 km): duplicação entre a Rua Riberalta e a Avenida dos Funcionários Públicos;
    3. Trecho 3 (1,2 km): requalificação total até a divisa com Itapecerica da Serra.

    A Prefeitura revisa os projetos dos trechos 1 e 2 e elabora os cronogramas de execução. O conjunto de obras inclui ciclovia nos trechos 1 e 2, alargamento de calçadas, novas travessias de pedestres e pavimentação de concreto e asfáltica. Atualmente, a via recebe até 300 ônibus por hora, e as novas baias de ultrapassagem devem melhorar significativamente a fluidez do transporte coletivo.

    Benefícios da duplicação e requalificação para os bairros da região

    A duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim facilitará o deslocamento de moradores de 19 bairros do extremo sul, entre eles Jardim Copacabana, Jardim Nakamura, Alto da Riviera, Parque Bologne, Morro do Índio, Jardim Jangadeiro, Parque Independência, Parque Novo Santo Amaro, Jardim São Lourenço, Jardim Turquesa, Três Marias, Parque do Lago, Parque das Cerejeiras, Jardim Capela, Chácara Sonho Azul, Vila Calu, Jardim Jacira, Chácara Bandeirantes e Jardim Vera Cruz.

    Modernização e segurança

    Grande parte das melhorias ocorrerá sob o solo, com a implantação das valas técnicas para ordenamento das redes de energia, telecomunicações e gás. O novo sistema de drenagem reduzirá os riscos de alagamento na via e nos bairros próximos. O projeto também prevê a plantação de 216 novas árvores na região, iluminação pública totalmente renovada em LED e sinalização horizontal e vertical atualizada.

    Alterações no transporte coletivo durante as obras

    A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans anunciaram um plano emergencial de desvios e operação temporária para manter o atendimento a cerca de 33 mil passageiros que utilizam o trecho 3 da Estrada do M’Boi Mirim diariamente em dias úteis. As obras interditarão totalmente o trecho entre as Ruas das Margaridas Amarelas e da Mina.

    Este trecho possui uma frequência programada de 59 ônibus por hora no horário de pico da manhã, incluindo três linhas municipais. A complexidade do desvio decorre do fato de que as vias alternativas disponíveis são distantes e apresentam desníveis acentuados de até 30% em alguns trechos.

    Para minimizar os transtornos e garantir a ligação com o Terminal Jardim Ângela, a SPTrans implementará temporariamente a linha 7004-22 Vl. do Sol – Jd. Ângela, com operação circular diária, incluindo finais de semana. Quatro veículos do tipo Padron operarão com intervalos médios de 15 a 20 minutos nos horários de pico.

    As linhas municipais 6015-10 Vl. Calú – Jd. Ângela, 6840-10 Prazo Jd. Jacira – Prazo Capelinha e 7004-10 Prazo Jd. Jacira – Est. Amaro/Guido Caloi terão seus percursos alterados, dependendo da linha temporária para ligação próxima aos bairros.

    Interdições e alternativas de tráfego na Estrada do M’Boi Mirim

    A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitorará a interdição entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a Rua das Margaridas Amarelas, no Jardim Ângela, a partir de segunda-feira (5), para dar continuidade às obras.

    Os veículos que trafegam pela Estrada do M’Boi Mirim com destino à Estrada do Embu-Guaçu deverão seguir pela Estrada da Cachoeirinha, Avenida José Estima Filho, Rua das Margaridas Amarelas e Estrada do Embu-Guaçu. Outra alternativa inclui ruas José Góes, Luís Alberto Caldas de Oliveira, Citeron, da Fortuna e Margaridas Amarelas.

    Veículos com destino à Estrada do M’Boi Mirim/Santo Amaro – Centro devem seguir pela Rua das Margaridas Amarelas, Avenida José Estima Filho e Estrada do M’Boi Mirim. Já os veículos oriundos da Avenida José Estima Filho com destino à Avenida dos Funcionários Públicos devem utilizar ruas da Fortuna, Citeron, Luís Alberto Caldas de Oliveira, José Góes e Estrada do M’Boi Mirim.

    A CET orientará o trânsito para manter a fluidez e segurança dos usuários da via. Para informações, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, o telefone SP156 permanece disponível.

    Recomendações para motoristas e pedestres

    Respeitar a sinalização instalada nas vias e evitar pedir informações que comprometam a fluidez do trânsito contribuem para a segurança de todos. Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduzir a velocidade dos veículos aumenta a segurança. Sempre que possível, utilizar vias alternativas evita congestionamentos próximos à interdição.

    As obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim representam um avanço significativo para a mobilidade urbana na Zona Sul de São Paulo, promovendo melhorias estruturais, segurança e maior conforto para milhares de moradores e usuários da via.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário