São Paulo amplia estados de atenção e alerta para alagamentos com chuva forte

A capital paulista entrou em uma sequência de estados de atenção e alerta ao longo da tarde desta quarta-feira por causa da intensificação das chuvas. O primeiro acionamento ocorreu às 14h16, quando a Zona Leste e a Marginal Tietê passaram a registrar risco elevado devido à atuação de áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela entrada da brisa marítima.

Imagens do radar meteorológico do CGE apontaram chuva moderada com pontos fortes na Zona Leste, atingindo subprefeituras como Aricanduva/Formosa, Vila Prudente, São Mateus, São Miguel Paulista e Itaquera, com potencial para rajadas de vento e alagamentos. Às 14h51, a Marginal Tietê deixou o estado de atenção, enquanto a Zona Leste permaneceu sob monitoramento.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Às 15h20, novas áreas entraram em estado de atenção, incluindo Zona Sul, Zona Sudeste e Marginal Pinheiros. As chuvas mais intensas se deslocaram em direção ao ABC Paulista, enquanto na Zona Sul houve registro de chuva forte em Capela do Socorro e intensidade moderada na Zona Sudeste.

    Por volta das 16h30, a cidade ampliou o quadro de instabilidade, com novos estados de atenção na Zona Norte, Zona Oeste, Centro e novamente na Marginal Tietê. No mesmo período, o CGE emitiu alerta para iminência de transbordamento do Rio Aricanduva, na Avenida Ragueb Chohfi com a Avenida Itaquera, na Zona Leste.

    No final da tarde, às 17h23, ocorreu transbordamento do Rio Aricanduva na Rua Baquiá com a Avenida Aricanduva. A chuva forte passou a atingir também a Zona Norte, especialmente Vila Maria/Guilherme, Santana/Tucuruvi, Casa Verde e Pirituba/Jaraguá, enquanto na Zona Leste a precipitação perdeu intensidade e se manteve fraca em alguns bairros.

    As rajadas de vento registradas pelas estações meteorológicas chamaram atenção, com destaque para 79,7 km/h no Aeroporto Campo de Marte, além de medições acima de 60 km/h em Santana e Carandiru. A previsão indica tempo instável até as primeiras horas da noite, com possibilidade de novas áreas de chuva isoladas e manutenção do risco de alagamentos.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário