São Paulo amplia estados de atenção e alerta para alagamentos com chuva forte

A cidade entrou em estado de atenção para alagamentos no início da tarde, quando a Zona Leste e a Marginal Tietê passaram a registrar risco elevado às 14h16. Áreas de chuva se formaram de maneira isolada por causa do calor e da entrada da brisa marítima, com registros de chuva moderada e pontos fortes em bairros como Aricanduva/Formosa, Vila Prudente, São Mateus, São Miguel Paulista e Itaquera.

Com a continuidade das instabilidades, a Zona Leste manteve o estado de atenção, enquanto a Marginal Tietê saiu da condição às 14h51. Às 15h20, o monitoramento foi ampliado para a Zona Sul, Zona Sudeste e Marginal Pinheiros, diante do deslocamento das áreas mais intensas de chuva e do aumento do volume em regiões como Capela do Socorro, onde a precipitação ocorreu de forma forte.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O cenário se agravou às 16h30, quando novos estados de atenção foram decretados para a Zona Norte, Zona Oeste, Centro e novamente para a Marginal Tietê. No mesmo horário, o CGE emitiu estado de alerta para transbordamentos nas subprefeituras de Aricanduva/Formosa e Itaquera, com iminência de extravasamento do Rio Aricanduva na Avenida Ragueb Chohfi com a Avenida Itaquera.

    Às 17h23, o transbordamento do Rio Aricanduva se confirmou na Rua Baquiá com a Avenida Aricanduva. Durante esse período, a chuva forte atingiu principalmente a Zona Leste e a Zona Norte, com destaque para Vila Maria/Guilherme, Santana/Tucuruvi, Casa Verde e Pirituba/Jaraguá. Na Zona Sul e Zona Sudeste, a chuva variou entre moderada e forte, enquanto em parte da cidade a intensidade começou a diminuir no fim da tarde.

    As estações meteorológicas registraram rajadas de vento expressivas, com pico de 79,7 km/h no Aeroporto Campo de Marte, além de medições acima de 60 km/h em Santana e Carandiru. Houve ainda registro de queda de granizo em Pirituba, na Zona Norte, por volta das 17h50.

    No início da noite, o alerta para transbordamentos foi encerrado às 18h15, enquanto o estado de atenção para alagamentos permaneceu em todas as regiões até as 18h40. Após esse horário, as áreas de chuva perderam força de forma gradual, com chuva fraca predominando na maior parte da cidade.

    Os dados acumulados indicaram volumes elevados em diversos pontos, com destaque para Santana/Carandiru, São Mateus, Mooca, Aricanduva/Vila Formosa e Parelheiros. Mesmo com a redução da intensidade da chuva, o episódio reforçou o impacto dos alagamentos na mobilidade urbana ao longo de toda a tarde e início da noite.

    Tendência para os próximos dias

    O sol predomina e a temperatura permanece em elevação. Por conta do calor, as pancadas de chuva acontecem no fim da tarde de forma isolada com até forte intensidade.

    Na quinta-feira (8), sol entre nuvens e temperatura em elevação entre o período da manhã e as primeiras horas da tarde. As pancadas de chuva com até forte intensidade acontecem de forma isolada entre o meio para o fim da tarde e potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 19°C ao amanhecer e 30°C à tarde.

    Na sexta-feira (9), sol, poucas nuvens e termômetros em elevação. Por conta do calor, áreas de instabilidade se formam e provocam pancadas de chuva de forma isolada com até forte intensidade do meio para o fim da tarde. Os termômetros oscilam entre 20°C ao amanhecer e 31°C à tarde.

    Deixe um comentário