Corridas e ganhos de motoristas de app crescem mais de 15% em dezembro

O mês de dezembro destaca-se como o período mais movimentado para motoristas de app no Brasil. Um levantamento do Data Gaudium, núcleo de inteligência da Gaudium, empresa especializada em mobilidade e delivery, revela que tanto a quantidade de corridas quanto os ganhos dos motoristas aumentam significativamente durante as festas de fim de ano. Em 2024, o número de corridas cresceu 15,42% em dezembro na comparação com novembro, enquanto os ganhos dos motoristas avançaram 20,36% no mesmo período.

Disponibilidade de motoristas de app cai nos feriados e impacta volume de corridas

O estudo mostra que a disponibilidade de motoristas de app sofre queda nos feriados, especialmente em 25 de dezembro e 1º de janeiro. Entre os dias 24 e 25, a quantidade de motoristas que realizaram pelo menos uma corrida caiu 35%, enquanto do dia 31 para 1º a redução foi de 31%. Essa diminuição na oferta contribui para derrubar a taxa de conversão – proporção entre solicitações e corridas finalizadas – que chegou a 62% no Natal e 57% no Ano Novo, valores bem abaixo da média habitual.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Queda na oferta de motoristas de app reduz corridas finalizadas no Réveillon

    A queda de motoristas disponíveis impacta diretamente o volume de corridas. No Réveillon, as solicitações caíram 15%, enquanto as corridas finalizadas recuaram 28%. A redução maior nas corridas finalizadas ocorre porque há menos motoristas de app disponíveis para atender à demanda, segundo o coordenador de conteúdo e comunidade da Gaudium, Vinícius Guahy.

    Janeiro desacelera o mercado para motoristas de aplicativo após alta de dezembro

    O levantamento destaca a desaceleração típica de janeiro, tradicionalmente mais tranquilo para o setor. Nesse mês, a queda nas corridas finalizadas foi de 21,09%, e os ganhos dos motoristas caíram 23,09% na comparação com dezembro. Quando comparado a novembro, o volume de corridas recuou 8,92% e os ganhos caíram 7,42%. Por isso, Guahy orienta que os motoristas aproveitem dezembro para criar uma reserva financeira que ajude a atravessar janeiro.

    Dinâmica do mercado de mobilidade depende da oferta e procura de motoristas de app

    O comportamento observado reforça que a dinâmica do mercado de mobilidade depende não apenas da demanda dos passageiros, mas também da disponibilidade de motoristas de app. Os números indicam que, para maximizar ganhos no fim do ano, é preciso alinhar oferta e procura, considerando datas de pico, feriados e períodos de menor movimento.

    Sobre a Gaudium e sua atuação no mercado de mobilidade

    A Gaudium, dona da Machine, atua desde 2011 nos mercados de mobilidade e logística. Fundada pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes, a startup participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, a empresa entrou na lista do Estadão como uma das 100 mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a Gaudium é dona do 55content, principal veículo sobre aplicativos de mobilidade urbana e delivery no país.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário