O Metrô de São Paulo avança na expansão do monotrilho da Linha 15-Prata com a instalação de duas vigas metálicas sobre a Linha 10-Turquesa da CPTM. Essa operação, realizada no último fim de semana, integra as obras que conectam o monotrilho à futura Estação Ipiranga, ampliando a mobilidade urbana na região.
Instalação das vigas metálicas para expansão do monotrilho
As estruturas metálicas posicionadas de forma suspensa sobre os trilhos da Linha 10-Turquesa possuem grandes dimensões e compõem o trecho estrutural do novo ramal do monotrilho. A primeira viga, instalada na sexta-feira, mede 39,42 metros e pesa cerca de 120 toneladas. A segunda, lançada no sábado, tem 38,76 metros de comprimento e peso aproximado de 118 toneladas. Ambas apresentam 2 metros de largura e 2,5 metros de altura.
Para içar essas vigas, o Metrô utilizou dois guindastes com capacidade de 500 toneladas cada, além de contrapesos de aproximadamente 165 toneladas por equipamento. O transporte dos contrapesos exigiu o uso de seis carretas para cada conjunto. A operação ocorreu com planejamento rigoroso para minimizar impactos na operação da Linha 10-Turquesa, com cada lançamento durando em média uma hora e meia, incluindo movimentação, posicionamento, fixação e retirada dos equipamentos.
Conexão da futura estação Ipiranga com a Linha 15-Prata
A futura Estação Ipiranga, que fará a conexão entre o monotrilho da Linha 15-Prata e a Linha 10-Turquesa, deverá atender cerca de 28 mil passageiros por dia. O projeto da estação prevê uma área aproximada de 10,7 mil metros quadrados, distribuída em dois níveis interligados por seis elevadores e 12 escadas rolantes. Além disso, contará com dois acessos externos e espaço para estacionamento de 150 bicicletas, facilitando o acesso dos usuários ao sistema de transporte.
Ampliação do monotrilho e impacto na mobilidade
A expansão da Linha 15-Prata no sentido oeste inclui a implantação de 1,8 quilômetro adicional de via elevada, conectando diretamente à Linha 10-Turquesa da CPTM. No sentido leste, o projeto contempla as futuras estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que acrescentarão mais 3 quilômetros ao traçado do monotrilho.
Essa ampliação do monotrilho representa um avanço significativo para a mobilidade urbana em São Paulo, oferecendo mais opções de transporte e integração entre diferentes linhas ferroviárias. A operação cuidadosa durante a instalação das vigas metálicas demonstra o compromisso em manter a eficiência e segurança da Linha 10-Turquesa durante as obras.
A expansão do monotrilho da Linha 15-Prata, com a nova Estação Ipiranga e as futuras estações, promete melhorar o fluxo de passageiros e contribuir para um sistema de transporte público mais moderno e eficiente na capital paulista.
