A construção da Linha 6-Laranja, projeto estratégico do Governo de São Paulo, atingiu 75% de execução, reforçando a expansão do transporte público sobre trilhos na capital paulista. Essa nova linha ligará a região da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no Centro da cidade, e contará com 15 estações ao todo.
Avanço das obras da Linha 6-Laranja e previsão de entrega
O primeiro trecho da Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e Estação Perdizes, terá entrega prevista para o segundo semestre de 2026. O segundo trecho, que vai de Perdizes até São Joaquim, deve ser concluído em 2027. Entre as estações com maior avanço, destacam-se Água Branca, Perdizes e Santa Marina, todas com mais de 85% de execução. Outras estações importantes, como Brasilândia, João Paulo I, SESC-Pompeia e PUC Cardoso de Almeida, superam 70% de progresso, demonstrando o avanço consistente em todo o traçado.
Integração e benefícios da Linha 6-Laranja para São Paulo
Com a operação completa, a Linha 6-Laranja fará conexão direta com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, facilitando a distribuição da demanda e reduzindo os tempos de viagem. Conhecida como “Linha das Universidades”, beneficiará diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta, com uma demanda estimada acima de 633 mil passageiros por dia. Essa integração reforça o compromisso do Estado em ampliar o transporte público de alta capacidade e fortalecer a conexão entre as regiões Norte, Oeste e Central da capital.

Características técnicas e impacto econômico da Linha 6-Laranja
Após a conclusão da escavação dos túneis em fevereiro de 2025, as obras avançam simultaneamente na instalação de trilhos, sistemas e recebimento das composições. A linha contará com 22 trens novos, mais eficientes e sustentáveis. A linhaintegra uma parceria público-privada, responsável pela geração de mais de 10 mil empregos. Estruturada pela SPI, essa parceria garante segurança jurídica, disciplina contratual e previsibilidade na execução do projeto.
Programa SP Nos Trilhos
A concessão da Linha 6-Laranja faz parte do programa SP Nos Trilhos, que reúne mais de 40 projetos para expansão e modernização do transporte ferroviário no Estado. Essas iniciativas somam R$ 194 bilhões em investimentos e abrangem mais de 1 mil km de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral, com potencial para gerar 150 mil empregos. Além disso, o empreendimento integra o portfólio do PPI-SP, que reúne mais de R$ 550 bilhões em investimentos estruturados em mobilidade, rodovias, infraestrutura social e energia.
A Linha 6-Laranja representa um marco importante para a mobilidade urbana em São Paulo, promovendo maior integração, eficiência e sustentabilidade no transporte público da capital paulista.
