Oitavo trem da Linha 17-Ouro chega ao Pátio Água Espraiada

O Metrô de São Paulo recebeu no dia 3 de dezembro o oitavo trem destinado à Linha 17-Ouro de monotrilho. Essa nova composição chegou ao Pátio Água Espraiada, local onde parte da frota já passa por testes e comissionamento. A Linha 17-Ouro avança rapidamente em suas obras, sistemas e instalação de equipamentos, com previsão de início de operação para 2026.

Avanço dos testes na linha 17-Ouro

Recentemente, um dos trens percorreu o trecho entre o pátio e a estação Vila Cordeiro, totalizando 4,5 quilômetros. Em março de 2025, outra composição já havia saído do pátio utilizando energia das baterias para acessar a via operacional, passando pelas estações Washington Luís, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo e Vila Cordeiro. Esse deslocamento somou 2,7 quilômetros, com retorno posterior até Vereador José Diniz, em um trecho de 1,8 quilômetro. Esses testes reforçam a fase final de preparação da Linha 17-Ouro para sua operação.

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  • Obras estruturais e sistemas da linha 17-Ouro

    Desde a retomada dos trabalhos, o projeto acumulou entregas importantes. Entre elas, destaca-se o acabamento do túnel de ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Congonhas. Também avançou a instalação de passarelas metálicas nas estações Washington Luís, Campo Belo e Chucri Zaidan, além das coberturas metálicas em Washington Luís, Brooklin Paulista, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.

    Os serviços incluem a instalação de uma viga-guia sobre a via férrea da ViaMobilidade próximo à Ponte Estaiada, a recomposição de 4,6 km de viário na avenida Jornalista Roberto Marinho e o avanço nas obras do Pátio Água Espraiada, que já recebeu 68 vigas pré-moldadas e 135 moldadas in loco, totalizando 203 estruturas concluídas.

    Conexão estratégica com o Aeroporto de Congonhas

    Com 6,7 quilômetros de extensão, a Linha 17-Ouro fará a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. A previsão de início de operação permanece para 2026, com estimativa de atendimento a cerca de 100 mil passageiros por dia. O sistema contará com oito estações, 14 trens, portas de plataforma, condução automática e soluções sustentáveis, como aquecimento solar e captação de água de chuva.

    Duas composições já estão em testes na via elevada, outras duas seguem em trânsito para o Brasil e as demais continuam em produção na China. Os trens possuem cinco carros, medem 60,8 metros e têm capacidade para até 616 passageiros. Equipados com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis, operam no sistema UTO (Unattended Train Operation) com tecnologia CBTC, que permite intervalos menores e maior eficiência operacional. Em caso de falta de energia, podem percorrer até 8 km com baterias próprias.

    Sistemas e equipamentos em fase final de instalação

    A instalação das portas de plataforma nas oito estações está em andamento, com estruturas metálicas já visíveis em diversos pontos. Equipamentos como a máquina de lavar trens e para-choques aguardam liberação alfandegária, enquanto o novo veículo de manutenção de via passa por comissionamento.

    Os sistemas elétricos já energizaram as estações Vereador José Diniz e Campo Belo. Trabalhos envolvendo iluminação, ventilação, telecomunicações, monitoramento, multimídia e controle de acesso avançam nas estações Aeroporto de Congonhas, Vereador José Diniz e Campo Belo. Elevadores e escadas rolantes estão em instalação em todas as estações e no pátio.

    As próximas fases incluem a conclusão das obras civis, testes integrados dos sistemas, paisagismo e compensações ambientais. A finalização da Linha 17-Ouro segue prevista para 2026, consolidando um importante avanço no transporte público da capital paulista.

    A Linha 17-Ouro representa um marco na mobilidade urbana de São Paulo, conectando o Aeroporto de Congonhas a importantes linhas do metrô e oferecendo tecnologia de ponta e sustentabilidade. O progresso das obras e testes demonstra o compromisso com a entrega de um sistema moderno e eficiente para os usuários.

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