A cidade de Guarulhos recebe um importante avanço no transporte com o início da operação do aeromóvel que conecta o Aeroporto Internacional de São Paulo à Linha 13-Jade da CPTM. Desde 4 de dezembro de 2025, o monotrilho circula apenas para funcionários do aeroporto, sem previsão para o público geral. Essa operação simbólica marca o começo de um sistema que promete facilitar o acesso ao terminal aéreo, mas ainda enfrenta desafios para sua inauguração completa.
Desafios técnicos atrasam a inauguração para o público em Guarulhos
Técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inspecionaram o sistema no início de outubro e identificaram que a automação, comando e operação permanecem incompletos. Essas falhas impedem a autorização para funcionamento amplo, explicando o atraso que já se aproxima de dois anos em relação ao cronograma inicial, previsto para fevereiro de 2024. A operação simulada ocorre desde 1º de outubro, em regime reduzido de oito horas diárias, sem usuários, enquanto funcionários do aeroporto participaram de viagens experimentais no dia 4 de dezembro.
Características do aeromóvel que atende Guarulhos
O trecho do monotrilho soma 2.700 metros e contará com três composições, cada uma com capacidade para 200 usuários. A primeira unidade chegou ao aeroporto em março de 2024, demonstrando o avanço físico da obra, mesmo com os atrasos técnicos. O sistema promete integrar o Aeroporto de Guarulhos à rede de transporte público, facilitando o deslocamento de passageiros e funcionários.
Perspectivas para o público geral em Guarulhos
Apesar do início da operação para funcionários, o público geral ainda aguarda a liberação do aeromóvel. Não há previsão oficial para a inauguração ampla, mas rumores indicam que o serviço pode começar a atender passageiros em janeiro de 2026. A expectativa cresce entre os usuários que buscam maior comodidade e rapidez no acesso ao Aeroporto de Guarulhos.