Contrato da Fernão Dias é modernizado no último leilão de 2025 pelo Ministério dos Transportes

O contrato da rodovia Fernão Dias, trecho da BR-381 que liga Minas Gerais a São Paulo, recebeu uma modernização significativa no último leilão de 2025 promovido pelo Ministério dos Transportes. Com 569 quilômetros, essa estrada representa a segunda rodovia mais movimentada do Brasil e desempenha papel estratégico no transporte de cargas e insumos entre as duas maiores economias do país. A concessionária Motiva assumiu a gestão da Fernão Dias, oferecendo um desconto de 17,05% sobre a tarifa básica de pedágio e comprometendo-se a investir R$14,8 bilhões na melhoria da rodovia.

Investimentos e melhorias na Fernão Dias

O novo contrato da Fernão Dias prevê a aplicação de mais de R$5 bilhões exclusivamente na melhoria do asfalto, visando reduzir os custos operacionais elevados que impactam principalmente o transporte de cargas. Em 2024, a rodovia registrou 52 dias de interrupções totais ou parciais devido a acidentes e tombamentos de veículos pesados, o que reforça a necessidade de modernização. A Motiva, que administra atualmente 3.615 quilômetros de rodovias em 13 estados brasileiros, compromete-se a cuidar da Fernão Dias pelos próximos 15 anos, garantindo mais segurança e eficiência para os cerca de 250 mil veículos que trafegam diariamente, dos quais 37,1% são caminhões.

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  • Fernão Dias como eixo estratégico para Minas Gerais e São Paulo

    Mais do que facilitar o deslocamento entre Belo Horizonte e São Paulo, a Fernão Dias funciona como um eixo vital para o transporte de minérios, produtos agrícolas e industriais. Minas Gerais e São Paulo respondem por cerca de 50% do PIB da região Sudeste e concentram a maior produção nacional de itens como leite e café. O contrato modernizado da rodovia prevê geração de 137,3 mil empregos em 33 municípios dos dois estados, fortalecendo cadeias produtivas, rotas logísticas e o cotidiano de milhões de brasileiros.

    Impacto econômico e social da modernização

    O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o leilão da Fernão Dias integra um ciclo histórico de investimentos em infraestrutura, com R$80 bilhões contratados para Minas Gerais. Ele ressaltou que esses investimentos diminuem a diferença econômica entre Minas Gerais e São Paulo, impulsionando o desenvolvimento nacional. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, agradeceu o governo federal pelo avanço na infraestrutura rodoviária do estado, ressaltando a importância da modernização da Fernão Dias para a região.

    O modelo de otimização e o futuro da Fernão Dias

    O leilão da Fernão Dias representa o quarto processo de otimização realizado pelo Ministério dos Transportes em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Esse modelo visa modernizar e reequilibrar contratos de concessão que não atendiam às expectativas iniciais. A Motiva destacou o processo de consensualismo adotado, que tem se mostrado eficaz para a gestão de ativos estratégicos. O governo federal planeja realizar 14 leilões rodoviários em 2026, consolidando o Brasil como referência em investimentos em infraestrutura para o próximo ciclo até 2030.

    A modernização da Fernão Dias reforça seu papel como uma das principais rodovias do país, promovendo melhorias estruturais, geração de empregos e desenvolvimento econômico para Minas Gerais, São Paulo e o Brasil como um todo.

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