A TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação da Linha 7-Rubi, do Trem Intercidades (TIC) e do Trem Intermetropolitano (TIM), firmou uma parceria com o Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança – para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à operação e manutenção ferroviária.
O acordo conecta estudantes a desafios reais enfrentados pela concessionária, permitindo que desenvolvam projetos aplicados com base em tecnologias inovadoras. As equipes participam de sprints quinzenais acompanhadas por técnicos da TIC Trens, que atuam como orientadores e clientes do projeto.
O primeiro ciclo da parceria tem foco em IoT (Internet das Coisas), com o desenvolvimento de sensores voltados ao controle de acesso em áreas restritas. Ao final, os alunos entregarão um MVP (mínimo produto viável) funcional, cujo código-fonte poderá ser implementado ou aprimorado pela empresa.
Segundo o diretor-presidente da TIC Trens, Pedro Moro, a iniciativa transforma a concessionária em um “campo de ciência aplicada”, fortalecendo a cultura de inovação. E aproximando o setor ferroviário do ecossistema acadêmico.
Atualmente, a TIC se prepara para assumir oficialmente a operação da Linha 7-Rubi em 26 de novembro, reforçando seu compromisso com a segurança. E com o conforto dos passageiros e avanço tecnológico no transporte metropolitano.

