A TIC Trens inicia nesta quarta-feira (26) a operação e manutenção da Linha 7-Rubi, que liga Palmeiras-Barra Funda a Jundiaí. A concessionária assume a rotina operacional por 30 anos, avança na renovação da infraestrutura existente e prepara a implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, previsto para 2031, e do Trem Intermetropolitano (TIM), com início estimado para 2029. Os três serviços devem beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gerar mais de 10,5 mil empregos diretos e indiretos, com investimento total de R$ 14,2 bilhões.
A Linha 7-Rubi, com 57 quilômetros e 17 estações, será a base operacional da concessão e permitirá integração entre São Paulo e Campinas pelo TIC e entre Jundiaí e Campinas pelo TIM, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. A modernização das estações começa em maio de 2026. Atualmente, a linha transporta aproximadamente 400 mil passageiros por dia e opera com 30 trens de 8 carros da série 9500, atendendo as estações:
- Palmeiras-Barra Funda
- Água Branca
- Lapa
- Piqueri
- Pirituba
- Vila Clarice
- Vila Aurora
- Jaraguá
- Perus
- Caieiras
- Franco da Rocha
- Baltazar Fidélis
- Francisco Morato
- Botujuru
- Campo Limpo Paulista
- Várzea Paulista
- Jundiaí
Veículos de manutenção da TIC Trens

A TIC Trens já adquiriu 21 mil dormentes e 10 quilômetros de trilhos, que estão no pátio de manutenção da Lapa, onde ocorrerá a substituição dos primeiros 10 quilômetros entre dezembro de 2025 e novembro de 2026.
Chegaram ao Porto de Santos seis veículos de manutenção importados da China, somando-se às mais de 40 unidades já adquiridas, incluindo esmerilhadora de trilhos, caminhonetes rodoferroviárias, empilhadeiras, caminhões multifuncionais, retroescavadeiras e pá carregadeira. A concessionária também disponibiliza quatro viaturas de atendimento médico e oito motocicletas para suporte operacional.
Nova identidade visual da TIC Trens

Os trens da Linha 7-Rubi receberão nova identidade visual interna e externa nas cores azul, laranja e vermelho escuro. As composições contarão com alças pega-mão em dois tamanhos e nova sinalização interna. Toda a frota deve estar padronizada até o primeiro semestre de 2027.
- Leia também:Linha 19-Celeste vai ligar São Paulo a Guarulhos
Ações nas estações
Paralelamente, a TIC Trens oferece uma programação gratuita de saúde, bem-estar, cultura e educação nas estações até 2026, com ações como o Projeto Help de saúde mental, atividades do SEST SENAT e exposição com audiolivros gratuitos da Audible.
Ações de saúde mental – Projeto Help
O Projeto Help promove o “Cantinho do Desabafo”, escuta ativa e distribuição de cartinhas de acolhimento, com atividades entre novembro de 2025 e janeiro de 2026 em estações como Franco da Rocha, Palmeiras-Barra Funda, Lapa, Piqueri, Pirituba, Jaraguá, Vila Aurora, Perus, Caieiras, Baltazar Fidélis, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.
Ações de saúde, bem-estar e educação – SEST SENAT
O SEST SENAT realiza Jogo da Vida, Ações de Saúde, Teatro na Cabine e Rota da Vida em estações como Francisco Morato, Franco da Rocha, Jundiaí e Vila Aurora entre novembro de 2025 e janeiro de 2026.
Exposição e audiolivros gratuitos – Audible
A Audible promove exposição e audiolivros gratuitos de 26 de novembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026 em Vila Aurora, Francisco Morato e Franco da Rocha.
Serviços ao passageiro
Os passageiros podem acessar o site oficial, a Central de Atendimento 0800 007 0670 e o Achados e Perdidos na estação Palmeiras-Barra Funda.
