Setor de transporte acelera digitalização e investe em tecnologia para reduzir riscos e custos

O setor de transporte, responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro, avança na digitalização para enfrentar desafios operacionais e financeiros.

Com margens reduzidas e custos logísticos em alta impulsionados pelo aumento de 8,3% no preço médio da gasolina em 2024, segundo a ANP, transportadoras e empresas com frotas próprias estão priorizando soluções tecnológicas que garantem mais controle, eficiência e segurança.

Durante o Parar Summit 2025, principal conferência latino-americana sobre gestão de frotas, realizada em São Paulo, a Gestran apresentou seu novo módulo de Gestão de Documentos.

A ferramenta amplia o ecossistema digital da empresa e resolve um dos maiores problemas do transporte rodoviário: o controle descentralizado de informações.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O sistema permite acompanhar prazos de licenças, certificados e contratos em tempo real, além de emitir alertas e relatórios automáticos que reduzem o risco de autuações e paralisações.

    Para Raphael Aguiar, diretor da Gestran, centralizar a gestão documental representa uma estratégia essencial para aumentar a eficiência e diminuir custos com cargas paradas.

    A transformação digital vem mudando a forma como empresas lidam com o transporte.

    Soluções como telemetria, gestão de combustível e manutenção preventiva estão integradas à plataforma da Gestran, utilizando análise de dados para prever falhas e otimizar decisões.

    Segundo a Frost & Sullivan, empresas que adotam sistemas integrados reduzem até 25% do tempo de inatividade da frota e cortam 15% dos custos operacionais anuais.

    O mercado de transporte também segue em expansão.

    De acordo com a Fenabrave, o setor automotivo deve crescer 4,4% em 2025, atingindo 2,75 milhões de veículos vendidos.

    Esse ritmo de renovação, aliado ao envelhecimento médio da frota, exige investimentos em gestão, manutenção e conformidade.

    O transporte rodoviário movimentou R$ 366 bilhões em 2024, cerca de 3,1% do PIB, reforçando a importância da governança e da automação documental.

    Gestran

    Com sede em Curitiba e presença em mais de 7 mil empresas, a Gestran consolida sua liderança. Ao desenvolver tecnologias que transformam dados em inteligência operacional.

    O novo módulo de gestão de documentos simboliza um passo decisivo rumo à automação completa da gestão de frotas no Brasil e reforça a visão da empresa: o futuro do transporte é digital, integrado e preditivo.

    Deixe um comentário